A artista mineira, que mora em Ouro Preto, Joy Albuquerque, conhecida por sua paixão pela Música Popular Brasileira (MPB), lançou recentemente sua mais nova música e clipe intitulados “Atrás das Lentes”. Ao Jornal Galilé, ela explicou um pouco sobre o processo de composição da música que aborda os encantos de Belo Horizonte, Bahia e os desencantos de um relacionamento que se encerrou.
A música, que é composição original de Joy, fala sobre uma protagonista que parece tentar escapar das lembranças dolorosas de um relacionamento passado. Ela fala sobre não revelar o que aconteceu entre eles, expressando um desejo de deixar o verão para trás e apagar as memórias que a atormentam.
O clipe, por sua vez, é uma grande produção, que se passa na Bahia, transitando pela poesia da letra, entre o passado feliz na relação e o presente em busca da superação. Os takes do vídeo produzido por Caio Lopes, Matheus Albuquerque e Lucas Carvalho são belíssimos, e conversam intimamente com o estilo da letra e melodia.
VEJA O CLIPE
JOY ALBUQUERQUE FALA SOBRE SUAS INFLUÊNCIAS
Em entrevista ao Galilé, Joy menciona que sua paixão pela música começou desde muito jovem, mesmo antes de ter consciência disso. Assim como todo artista, o mosquitinho da arte chegou em sua casa ainda muito cedo. Ela lembra de brincar com objetos como se fossem instrumentos musicais e cantar desde os primeiros anos de vida.
“Lembro de uma foto em que utilizava a tampa de uma panela de pressão como se fosse um violão. Cantava as músicas das novelas. Acredito que tenha sido algo inato, que nasceu comigo, e cresceu conforme eu também crescia“
A carreira de Joy começou aos 11 anos, entrada em uma banda instrumental, como saxofonista. Muito jovem, ela participou de concertos em homenagem a compositores renomados, como Carlos Gomes e Mozart, mas foi na música popular que encontrou a liberdade para compor, cantar e experimentar. Foi neste momento em que o amor pela Música Popular Brasileira chegou e a arrebatou. Em sua música Atrás das Lentes, a influência grita, e mostra que existe uma poesia e uma melodia que não nega as raízes.
A brasilidade é uma parte intrínseca da minha música.oi como se um novo mundo se abrisse para mim naquele momento. Desde então, tornei-me completamente obcecada pela Música Popular Brasileira. Comecei a ler sobre o assunto, a ouvir diversos artistas como Cartola, Clementina de Jesus, entre outros. E essa paixão influenciou bastante as minhas composições.
Leia também:
- Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado
- Ufop recebe R$1,5 milhão para modernização da iluminação
O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ATRÁS DAS LENTES
A música “Atrás das Lentes” foi escrita alguns anos atrás, durante o relacionamento de Joy com uma fotógrafa de Belo Horizonte. Ela decidiu gravar o clipe na Bahia, um lugar que a encantou em sua primeira visita. Joy tinha algumas exigências específicas para o clipe, de elementos que ela considera parte de sua identidade artística.
“Atrás das Lentes” é uma música que compus alguns anos atrás, quando namorava uma fotógrafa de BH. A letra menciona a Bahia, um lugar pelo qual me apaixonei na primeira vez que estive em Salvador. Decidi que gravaria o clipe lá mesmo. Conseguimos gravar em dois dias. Minha única exigência era um barquinho antigo e um cachorro, que são meio que minha marca registrada. O resultado ficou como eu esperava.
Nos próximos dias, Joy gravará em Laguna, Santa Catarina. Após abordar os encantos de Belo Horizonte e principalmente Salvador, na Bahia, quem sabe a cidade do sul seja a próxima a inspirar a artista.
Ao Galilé ela mencionou que seu próximo passo é lançar um EP que mistura suas experiências pessoais com histórias que ouviu de seus compositores e intérpretes favoritos da MPB.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.