Fazer gols foi um problema enorme para a equipe do Cruzeiro em 2023, por isso, o clube correu atrás de um camisa 9 para superar a pecha de pior ataque do Brasileirão passado. Juan Dinenno, recém-chegado do Pumas, é a grande esperança para o torcedor azul. O jogador argentino de 29 anos possui características que o colocam como opção imediata para a titularidade na equipe de Nicolás Larcamón.
O que torna a contratação ainda mais promissora é a recente média de gols de Dinenno pelo time mexicano. Em 147 jogos, ele anotou 60 gols e deu 10 assistências, apresentando uma média de quase meio gol por jogo, além de um alto nível de participação em gols.
A CARREIRA DE JUAN DINENNO ANTES DO CRUZEIRO
O atacante argentino, nascido em 28 de julho de 1994, foi revelado pelo Racing Club, onde estreou no time principal em 2014, marcando um gol em oito jogos.
Em busca de mais oportunidades, Dinenno foi emprestado a clubes argentinos, como Temperley e Aldosivi, nos anos seguintes, mas não conseguiu se destacar completamente. Foi somente quando se mudou para o futebol equatoriano, defendendo o Deportivo Cuenca em 2017, que sua carreira começou a decolar.
Leia também:
- 2024 chegou: confira quem chega e quem sai de Cruzeiro e Atlético
- Deputado Leleco Pimentel analisa proposta ferroviária como solução para tráfego na BR-040 e 356
No Deportivo Cuenca, Juan Dinenno brilhou, registrando 21 gols e fornecendo cinco assistências em 46 partidas. Seu desempenho chamou a atenção do Barcelona de Guayaquil, tradicional clube equatoriano, onde, em 2018, manteve sua alta média de gols, com 17 gols e seis assistências em 42 jogos.
Após retornar ao Racing e mais um empréstimo, desta vez para o Deportivo Cali na Colômbia, Dinenno teve uma passagem excepcional pelo clube, marcando 27 gols e concedendo seis assistências em 55 jogos. Os impressionantes números levaram o Deportivo Cali a adquirir seus direitos por 700 mil euros.
No entanto, foi nos Pumas, do México, que Juan Ignacio Dinenno se consolidou como uma referência técnica no ataque. Transferido por uma proposta irresistível de 4,2 milhões de euros em 2019, o atacante argentino teve temporadas impressionantes, acumulando 60 gols em 147 jogos pelo clube mexicano.
Abaixo estão os números detalhados de sua carreira até o momento:
- 2014 – Racing – 1 gol em 8 jogos
- 2015 – Temperley – 2 gols em 24 jogos
- 2016/2017 – Aldosivi – 1 gol em 17 jogos
- 2017 – Deportivo Cuenca – 21 gols em 46 jogos
- 2018 – Barcelona de Guayaquil – 17 gols em 42 jogos
- 2019 – Deportivo Cali – 27 gols e 6 assistências em 55 jogos
- 2019/2020 – Pumas – 5 gols em 9 jogos
- 2020/2021 – Pumas – 16 gols e 3 assistências em 36 jogos
- 2021/2022 – Pumas – 19 gols e 4 assistências em 45 jogos
- 2022/2023 – Pumas – 14 gols e 3 assistências em 34 jogos
- 2023/2024 – Pumas – 6 gols em 23 jogos
Total: 129 gols em 339 jogos Total pelo Pumas: 60 gols em 147 jogos
O ESTILO DE JOGO
O jogador não é exatamente um primor técnico; contudo, em termos de presença de área, ele cumpre o papel que o Cruzeiro precisou durante todo o ano passado. Juan Dinenno tem uma ótima leitura de espaço, conseguindo se posicionar sempre muito bem entre os zagueiros. Seu cabeceio destaca-se como um de seus principais atributos.
No entanto, não é apenas isso. Com a perna direita, ele possui um chute potente, tornando-se perigoso também fora da área. Portanto, dar espaço para Juan não é uma opção muito inteligente, seja onde for.
Ele brilha principalmente quando recebe na frente do goleiro. Sem muita firula, consegue marcar gols com um toque só, o que de certo modo lembra as características de outro argentino que se destacou por aqui, o artilheiro do país em 2023, Germán Cano.
É claro que ele não chega com essa grife garantida. É preciso que seu potencial seja atingido dentro de campo. No entanto, o fato de o técnico Lacarmón também ser uma novidade e estar começando um trabalho aumenta as possibilidades de sucesso do artilheiro que vem do México. Dinenno deve ser titular já no início do trabalho do novo treinador, visto que os outros atacantes do elenco estão de saída (Gilberto) ou não se firmaram (Rafael Elias).
Por ser também um bom batedor de pênaltis, é provável que Juan possa brigar pela artilharia em algumas das competições que o Cruzeiro disputa na temporada. Sua batida é firme, mas sem predileção por canto ou força, tornando-o imprevisível na marca da cal.
A verdade é que o torcedor cruzeirense sabe o quão difícil foi ver as redes balançarem em 2023; portanto, a chegada de um bom jogador de área anima qualquer entusiasta da Raposa. As credenciais de Dinenno apontam para um futuro com mais gritos de gol do que lamentações para a massa azul.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.