A Prefeitura de Ouro Preto oficializou o reconhecimento do Jubileu de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, celebrado no distrito de Antônio Pereira, como um bem cultural da cidade. A decisão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (Compatri) e registrada no chamado Livro dos Saberes e Celebrações — espaço simbólico que preserva tradições, festas e práticas culturais de valor para a comunidade através de decisão do prefeito Angelo Oswaldo (PV).
Com a publicação do decreto no dia 9 de maio de 2025, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo passa a ser responsável por garantir a implementação do registro, enquanto o Compatri deverá promover ampla divulgação sobre a importância da celebração.

+Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, é uma das 5 mais procuradas do Brasil; veja lista
+ Dom Edmar, que atuou por anos em Ouro Preto, esteve com o papa Leão XIV; veja
O Jubileu da Lapa é uma das mais tradicionais festas religiosas do distrito de Ouro Preto e acontece anualmente. Durante 15 dias, a comunidade presta homenagens à santa, agradecendo por sua proteção e bênçãos. A programação é organizada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com o apoio da Prefeitura.
Além das manifestações de fé, o evento também movimenta a economia local com barracas de comidas típicas, feiras de artesanato, shows e outras atrações culturais que atraem grande número de fiéis e visitantes a Antônio Pereira.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.