Sessão de Cria: Mariana terá exibição do premiado filme “Bixa Travesty”

Sessão de Cria: Mariana terá exibição do premiado filme "Bixa Travesty"

Em Mariana, a Semana da Diversidade: “Respeito aos modo de ser!” promoverá na próxima terça-feira (16) a exibição gratuita do filme Bixa Travesty, que aborda a história e as vivências de Linn da Quebrada . A sessão de cinema ocorrerá no Cineteatro Municipal, antigo teatro do Sesi a partir das 18:30h. Além do documentário musical, o evento contará com a exibição do documentário “Trajetórias: vivências e experiência de LGBTQIA + no município de Mariana”. A iniciativa conta com a parceria do Movimento Negro, bem como o apoio da Prefeitura de Mariana.

Vale destacar que o filme não é recomendado para menores de 18 anos. Para garantir o ingresso gratuito acesse o Sympla, são vagas limitadas.

Leia mais: “Tinder do emprego”: Mariana lança plataforma Emprega+

A semana da diversidade já realizou em Mariana a “Caminhada Arco íris” no último sábado (13). Pelo centro da cidade, pessoas levaram faixas em apoio a luta LGBTQIA + , contra a discriminação. A programação ainda se estende até a quarta-feira, dia internacional do combate à LGBTQIA + fobia, com uma roda de conversa com  com o professor Doutor Marcos Antonio Torres, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que pesquisa nas Áreas da Educação e Psicologia Social com ênfase em Gênero e Sexualidade.

A exibição do “Bixa Travesti” será a segunda edição do “Sessão de Cria”, evento que apresenta filmes com discussões relevantes em Mariana. Em novembro de 2022 a primeira edição apresentou para muitas pessoas o filme mineiro “Marte Um”, além de contar com a apresentação de grupos e artistas de rap da cidade. A primeira edição teve como ponto de partida o Dia da Consciência Negra. O Sessão de Cria é uma iniciativa do Movimento Negro de Mariana, com objetivo de promover a cultura antirracista na cidade e região, por meio de conteúdo, informativo e educativos acerca das relações raciais.

O FILME “BIXA TRAVESTY”, QUE SERÁ EXIBIDO EM MARIANA

Linn da Quebrada é reconhecida por sua arte autêntica e sua luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça, abordando questões como raça, sexualidade, trabalho sexual e a política de sua identidade transgênero. Sua trajetória artística e ativista tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, fazendo dela uma voz importante na cena cultural contemporânea. Ela começou na música em 2016 com o hit “Enviadescer”, e logo após alcançou sucesso de público e crítica com seus dois álbuns “Pajubá(2017)” e Trava-línguas(2021)”

“Bixa Travesty” é um documentário musical que retrata a vida e a arte de Linn da Quebrada, uma artista transgênero brasileira que desafia estereótipos e normas sociais por meio de sua música e performances. Lançado em 2018, o filme foi amplamente reconhecido e premiado internacionalmente, destacando-se com o Teddy Award de Melhor Documentário no Festival de Berlim e o Prêmio do Público no Festival de Cinema de São Paulo.

Leia mais: Mariana terá semana do combate à LGBTQIA+ fobia entre 11 e 17 de maio

As críticas sobre o filme são em sua maioria positivas. Tanto quando abordam a temática envolvida, quanto pela forma que os diretores Kiko Goifman e Claudia Priscila adotaram. A liberdade criativa e o aprofundamento na complexidade dos personagens é o trunfo deste filme que em cinco anos não perdeu em nada a sua atualidade. De maneira descontraída, temas pesados são abordados, demonstrando a sensibilidade dos artistas envolvidos.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Sessão de Cria: Mariana terá exibição do premiado filme “Bixa Travesty””

  1. […] Leia mais: Sessão de Cria: Mariana terá exibição do premiado filme “Bixa Travesty” […]

Leave a Comment