Com 67,80 pontos, Mariana conquistou mais uma vez o primeiro lugar no ICMS Cultural, consolidando-se como a cidade que mais investe na preservação do patrimônio histórico entre os 853 municípios de Minas Gerais. O resultado oficial foi divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
De acordo com o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), o reconhecimento reflete o trabalho de restauração realizado não apenas na sede, mas também nos distritos. “Mariana ficou em primeiro lugar. Fruto de uam trabalho sério com cuidado com a nossa história e o nosso patrimônio. Além de cuidar dos nossos patrimônios que estão na cidade de Mariana também estamos tendo um olhar especial para o patrimônio nos distritos”, disse.
Leia também:
- Ouro Preto se prepara para o Duofit Games 2025 com recorde de atletas e público
- Tiroteio em cavalgada deixa segurança ferido em Itabirito
Durante agenda no subdistrito de Barro Branco, Juliano destacou as frentes de obra em andamento, como a capela de Nossa Senhora da Glória, a matriz de Nossa Senhora da Conceição de Camargos, a matriz Bom Jesus do Monte em Furquim e a matriz de São Caetano em Monsenhor Horta. Também citou a restauração de imagens devocionais da Catedral da Sé, da capela de Santana e da Igreja de Nossa Senhora da Glória de Passagem de Mariana.
Segundo ele, todas as intervenções utilizam recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. O prefeito também agradeceu à Diocese de Mariana e aos conselheiros municipais pela parceria nas ações de preservação.
Com o novo resultado, Mariana alcança a marca de 15 anos na liderança do ICMS Cultural, reafirmando sua posição de referência em Minas Gerais na proteção e valorização do patrimônio histórico.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
