A Câmara Municipal de Mariana discutiu nesta segunda-feira (16), durante a 20ª reunião ordinária do ano, o requerimento nº 102/2025, de autoria do vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos (PSB), conhecido como Pinico. O documento propõe a realização de uma reunião com autoridades públicas e representantes de empresas privadas para tratar da possível construção de um estádio de futebol e da criação de um time profissional que represente conjuntamente os municípios de Mariana e Ouro Preto.
O requerimento solicita que sejam convidados representantes das secretarias de Esportes, Governo e Administração das prefeituras de Mariana e Ouro Preto, além dos respectivos prefeitos. Também devem ser convidados representantes das empresas Vale, Samarco, Cedro, Supermercados BH, Farid Supermercados e Casas Bahia.


Leia também:
- Prefeito de Mariana reage a vaias e expõe bastidores do hospital universitário
- Festival de Inverno da UFOP propõe mergulho no inconsciente com arte e cultura
Na justificativa, o vereador destaca que a proposta busca promover o desenvolvimento do esporte regional e fomentar ações que gerem impacto econômico e social nas duas cidades. Segundo o documento, a reunião contará com uma apresentação técnica sobre o ICMS Esportivo, mecanismo que pode atrair investimentos ao permitir que empresas obtenham benefícios fiscais por meio do apoio a projetos esportivos.
O requerimento ainda enfatiza que a articulação entre o setor público e a iniciativa privada será fundamental para viabilizar a proposta de criar um time de futebol profissional de Mariana e Ouro Preto. O projeto prevê a união de esforços institucionais e empresariais em torno de uma iniciativa esportiva regional conjunta.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.