Processo seletivo aberto para mestrado em Ensino de Geografia no IFMG em 2024

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em rede (PROFGEO) até o dia 20 de novembro. Este programa busca oferecer uma formação geográfica sólida, atualizada e pertinente para professores da Educação Básica, visando qualificar esses profissionais para o ensino de Geografia. Reconhecido e avaliado pela CAPES, credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso tem a duração prevista de 24 meses, sendo semipresencial, com aulas presenciais ou a distância, podendo ocorrer de segunda-feira a sábado.

O campus do IFMG em Ouro Preto é o polo onde o curso será ministrado. São oferecidas 15 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024, sendo quatro delas reservadas para a Política de Ações Afirmativas do IFMG.

As áreas de concentração e pesquisa do curso se dividem em três linhas:

  1. Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar: busca pesquisar temas, conceitos e categorias da Geografia, relacionando-os com o tema geográfico clássico e tópicos emergentes, enfatizando práticas pedagógicas em sala de aula.
  2. Formação Docente em Geografia: concentra-se na formação inicial e continuada dos professores de Geografia, visando aprimorar suas práticas pedagógicas em diferentes contextos.
  3. As linguagens no ensino de Geografia: investiga o papel de diferentes linguagens no ensino de Geografia, incluindo expressões artísticas, técnicas e didáticas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, através da página do Programa, com uma taxa de R$50,00. Há um período para solicitação de isenção de pagamento da taxa, encerrando-se em 10 de novembro.

Para mais detalhes e acesso ao edital e anexos, acesse: Página do Processo Seletivo do Mestrado em Ensino de Geografia em Rede do IFMG.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment