Ouro Preto e Mariana recebem, nos dias 24 e 25 de outubro e 31 de outubro e 1º de novembro, respectivamente, a Itinerância RASGO – 3ª Mostra Latino-Americana de Videodança, que reúne produções de oito países e promove atividades gratuitas voltadas à dança e ao audiovisual. O evento também passará por Montes Claros, Itapeva, Viçosa e Bocaina de Minas durante os meses de outubro e novembro.
Cada cidade contará com quatro sessões de videodanças, sendo uma delas com audiodescrição, além de uma oficina e um bate-papo com intérprete de Libras. Ao todo, serão apresentadas 40 obras vindas da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai. Dentre essas produções, 17 são de artistas de Minas Gerais ou residentes no estado, sendo 14 selecionadas por meio de convocatória pública.
A curadoria assinada por Arasy Benitez e Maryah Monteiro busca valorizar o intercâmbio entre dança e cinema, estimulando a reflexão sobre o corpo, a imagem e as novas linguagens estéticas. As sessões propõem diferentes abordagens sobre o corpo e a contemporaneidade. A mostra “Aqui” trata das geografias corporais em meio ao excesso de estímulos e imagens; “Sistemática e Fictícia” reflete sobre os limites do corpo diante das pressões produtivas e afetivas do presente; e “Ritos e Imagens” explora o corpo como território simbólico entre memória e mito.
Já a sessão “RASGO ACESSA” coloca a acessibilidade no centro da criação artística. As obras que integram essa parte da programação exploram recursos como audiodescrição e Libras de modo poético, abrindo novas formas de percepção e inclusão. Essas produções estarão disponíveis também online, de 29 de outubro a 30 de novembro, no canal da mostra no YouTube. No dia 29, às 19h, será transmitida a palestra “Videodança e Acessibilidade”, conduzida por Paula Souza, com intérprete de Libras.
Além das exibições, a itinerância levará a cada município uma oficina sobre corpo, imagem e movimento, elaborada a partir de uma chamada pública que reuniu propostas de artistas mineiros. As atividades serão ministradas por seus proponentes em parceria com integrantes do Coletivo RASGO, promovendo trocas e experimentações locais.
Criada em 2022, a RASGO nasceu em Ouro Preto como iniciativa colaborativa de artistas e pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. Desde então, consolidou-se como espaço de difusão e experimentação em videodança, integrando eventos como o Festival de Inverno de Ouro Preto e a Mostra de Artes da Cena Contemporânea.
A Itinerância RASGO – 3ª Mostra Latino-Americana de Videodança é uma realização do edital PNAB MG 11/2024 – Propostas de Mostras e Festivais, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Leia também:
- Homem é preso por abuso sexual de criança de 4 anos
- Homem é atropelado no bairro Barra, em Ouro Preto
Programação 3ª Mostra Latino-americana de Videodança
Programação Online
29/10 (quarta-feira)
19h – Palestra online no canal Mostra RASGO no YouTube, com Paula Souza Lopez e intérprete de Libras. Tema: “Videodança e Acessibilidade”.
29/10 a 30/11 – Exibição da Mostra RASGO ACESSA, com obras em audiodescrição, no canal da mostra: www.youtube.com/@mostrarasgo.
Programação Presencial – Ouro Preto
24/10 (sexta-feira)
Local: FAOP – Praça Antônio Dias, 80, Ouro Preto.
16h às 17h – Intervenção “Instruções para Movimentos de Corpo-Câmera”, por Maryah Monteiro, dentro da programação Sextas Abertas.
18h às 20h – Exibição de videodanças – Sessões “Aqui” e “Sistemática e Fictícia”.
25/10 (sábado)
Local: Casa de Cultura Negra – Rua Padre Faria, 14, Ouro Preto.
14h às 16h – Oficina “Corpo e Imagem em Movimento”, com Ester Lago e Frederico Flores.
16h às 17h – Coffee break.
17h às 18h – Exibição de videodanças – Sessão RASGO ACESSA (audiodescrição).
19h às 20h – Exibição de videodanças – Sessão “Ritos e Imagens” (algumas obras com Libras).
20h às 21h – Bate-papo com as curadoras Arasy Benitez e Maryah Monteiro sobre o percurso da Mostra e os processos curatoriais (com intérprete de Libras).
Programação Presencial – Mariana
31/10 (sexta-feira)
Local: ICHS – UFOP, Sala Audiovisual G20 – Rua do Seminário, s/n, Mariana.
13h às 14h – Exibição de videodanças – Sessão “Aqui”.
17h às 18h – Exibição de videodanças – Sessão “Sistemática e Fictícia”.
01/11 (sábado)
Local: Sagarana Café Teatro – Rua Cônego Amando, 286, São José, Mariana.
14h às 16h – Oficina “Corpo e Imagem em Movimento”, com Maryah Monteiro e Mo Maiê.
16h às 17h – Coffee break.
17h às 18h – Exibição de videodanças – Sessão RASGO ACESSA (audiodescrição).
19h às 20h – Exibição de videodanças – Sessão “Ritos e Imagens” (algumas obras com Libras).
20h às 21h – Bate-papo com a curadora Maryah Monteiro sobre o percurso da Mostra e os processos curatoriais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
