Museu da Inconfidência fecha por 30 dias para melhorias

Museu da Inconfidência fecha por 30 dias para melhorias

O Museu da Inconfidência, um dos mais icônicos pontos turísticos de Ouro Preto, suspenderá temporariamente suas visitas ao público a partir desta terça-feira (28). O fechamento, que durará 30 dias, é motivado por uma série de reformas voltadas à segurança dos funcionários, visitantes e preservação do valioso acervo histórico da instituição.

Entre as melhorias previstas estão revisão elétrica, revisão luminotécnica, pintura e limpeza das cantarias. “Essas obras são fundamentais para garantir a segurança e manutenção do museu, permitindo que o público tenha uma experiência ainda melhor no retorno das atividades”, explica Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência.

Leia também:

Durante o período de fechamento, outras opções culturais continuarão acessíveis. A Sala de Exposição Manoel da Costa Ataíde, no anexo do museu, e a Casa Setecentista do Pilar, localizada na Rua do Pilar, estarão abertas ao público. Além disso, será disponibilizada, em breve, uma visita virtual pelo Google Street View, permitindo que os interessados explorem o acervo e as exposições de forma remota.

A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, destacou a importância das reformas: “Estamos trabalhando para que nossos museus atendam plenamente aos requisitos de segurança, acessibilidade e conforto. Essas obras são essenciais para receber melhor o público e oferecer serviços de qualidade.”

O Museu da Inconfidência também manterá uma programação educativa especial durante as obras, com atividades remotas e comunicação constante sobre o andamento dos trabalhos. “Nosso objetivo é garantir a transparência e manter o engajamento do público mesmo nesse período”, reforça Calheiros.

Em 2024, o Museu da Inconfidência atingiu um marco histórico ao receber 347 mil visitantes, maior número desde sua fundação, em 1944. Com um acervo dedicado à Inconfidência Mineira e ao período colonial brasileiro, o museu é reconhecido internacionalmente e recentemente foi incluído na “Rede de Lugares de História e Memória” da UNESCO.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe e compartilhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment