O distrito de Padre Viegas foi escolhido para ser o centro das atenções do Natal de Luz 2025, tradicional celebração natalina promovida pela Prefeitura de Mariana. Com o tema “Tradição que brilha”, o evento deste ano terá como destaque o Oratório de Natal, encenado pelo Coral Nossa Senhora do Rosário de Sumidouro.
A proposta cultural foi aprovada na Lei Rouanet, com autorização para captação de até R$ 680 mil. O projeto já está cadastrado nas plataformas de apoio da Vale e da Cemig, com o objetivo de evitar o uso direto de recursos do município. A programação está prevista para começar na última semana de novembro.
Leia também:
- Três crimes em um dia: homem é preso em Ouro Preto
- Turista de Ouro Branco morre na Chapada dos Veadeiros
O Oratório de Natal, principal atração deste ano, narra o nascimento de Cristo com base em passagens bíblicas que vão das profecias de Isaías, no Antigo Testamento, até a visita dos Reis Magos. A obra foi composta por José Acácio Santana (1939–2011), conhecido como Missionário da Música e referência nacional em canto coral sacro.
Há mais de duas décadas, o Oratório foi introduzido em Padre Viegas por Geraldo de Jesus Gomes, o Geraldo Padre, que elaborou as partituras e coordenou os ensaios com o Coral Nossa Senhora do Rosário. Criado em 1960, o grupo é uma das mais antigas formações corais da região, com raízes profundas na cultura musical local.
O Natal de Luz se consolidou no calendário cultural de Mariana como um período de intensa programação artística. Além das apresentações musicais, inclui iluminação cênica de ruas e praças e a tradicional Casa do Papai Noel, instalada em casarão histórico na Praça da Sé. Neste ano, a programação reforça o compromisso com a valorização das tradições dos distritos marianenses.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
