A nova diretoria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), que irá compor o mandato 2024/2026, foi empossada nesta quinta-feira (25), durante o 8º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, em Ouro Preto. O novo presidente do colegiado será José Carlos Loss Júnior, que assumiu o compromisso de promover uma gestão democrática, com participação efetiva em todos os segmentos.
Eleito para seu primeiro mandato, José Carlos Loss ressaltou a importância do diálogo na gestão dos recursos hídricos. “Quero enaltecer o trabalho feito pelo Flamínio, que entrega uma gestão com resultados expressivos e que precisam ter continuidade. Neste momento, o diálogo é fundamental, a participação de eventos como esses precisam ser da mesma forma nas reuniões plenárias, que decidem o futuro da nossa gestão. Com a participação de todos seremos mais fortes”, afirmou.
Senisi Rocha eleito para o cargo de 1ª vice-presidente do CBH Doce, representante do Instituto Soledade, enfatizou a importância da participação dos conselheiros na construção de um comitê mais solido. “Acredito que muitos não tem a dimensão do papel de um comitê de bacia, principalmente o CBH Doce. Com essa nova gestão, podemos melhorar ainda mais a nossa atuação na bacia. Mas isso só será possível se cada um se empenhar ao máximo, participando das reuniões plenárias e câmaras técnicas, por exemplo. Esperamos chegar daqui a dois anos com entregas e resultados expressivos para nossa bacia”, disse.
Leia também:
- Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Ouro Preto realiza eleição para composição
- Fundação Aleijadinho inaugura Centro Educacional para curso de Cuidador de Idosos
Eleito para o cargo de secretário, Flamínio Guerra fez um discurso emocionado ao relembrar as conquistas do comitê durante a sua gestão e afirmou que vai continuar atuando de forma colaborativa junto aos demais membros da diretoria. “Só tenho que agradecer. Foram tantas conquistas, que a gente chega aqui com sentimento de dever cumprido, mas sei que tem muito trabalho para ser feito. É só o começo e acredito que a nova gestão vai dar conta e já está mostrando isso aqui no Encontro de Integração. Estamos juntos por esse bem comum, pelo patrimônio maior que temos, o nosso rio e as nossas águas”, afirmou Guerra.
Nova Diretoria
A chapa Resultados e Fortalecimento do CBH Doce, composta pelo José Carlos Loos Júnior, representando a Prefeitura Municipal de Colatina (ES) (Poder Público); 1ª vice-presidente Senisi Rocha de Almeida, representando o Instituto Soledade (Sociedade Civil); 2ª vice-presidente Mariele Fioreze, representando a Suzano S.A (Usuários) ; secretário Flaminio Guerra, representando a Prefeitura Municipal de Nova Era (Poder Público); 1ª secretária-adjunta, Nádia Rocha Oliveira (Sociedade Civil); 2ª secretária-adjunta, Maria Eduarda Fonseca, representando o SAAE de Itabira (Usuários).
Pioneirismo e investimentos consolidam a força do Comitê
Em 22 de anos de história, o CBH Doce tem muito o que comemorar. Entre as conquistas do colegiado, destaque por ser o primeiro Comitê Interestadual do país a ter todos os instrumentos de gestão, previstos em lei, aprovados. O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce) – diagnóstico ambiental da região, que ainda contempla planos e projetos de recuperação da Bacia-, teve sua revisão aprovada em 2023.
Só em 2023, o CBH Doce investiu mais de 40 milhões em Iniciativas e Projetos que têm reflexos diretos na qualidade das águas dos rios da bacia, beneficiando os mais de 4 milhões de moradores do território. Somente no programa de Incremento de Disponibilidade Hídrica, que prevê a execução de obras de intervenção direta nos mananciais de captação para abastecimento público, foram investidos, aproximadamente, R$35 milhões – outros R$ 11 milhões devem ser aportados nos próximos anos.
São conquistas que evidenciam a história do CBH Doce, que, em paralelo com seus investimentos, somam ainda mais esforços em prol da recuperação ambiental da região hidrográfica.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.