Ouro Preto à Vitória: Rota Imperial ganhará sinalização a partir de fevereiro

A histórica Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, inicialmente estabelecida como uma alternativa portuária à Estrada Real, conectando Ouro Preto (MG) a Vitória (ES), está prestes a passar por melhorias significativas com a introdução de uma nova sinalização, com início programado para fevereiro.

Como parte dos esforços contínuos para impulsionar o turismo e promover o desenvolvimento socioeconômico em várias regiões de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo participou de uma cerimônia de inauguração da placa do projeto de sinalização na sexta-feira (12) em Ponte Nova, na Zona da Mata.

A história da Rota Imperial remonta a 1814, quando D. João VI encomendou a construção de uma rota, concluída em agosto de 1816, ligando Vitória (ES) a Minas Gerais. O objetivo era evitar a circulação de ouro extraído em Minas por rotas alternativas. Hoje, a rota percorre 14 municípios no Espírito Santo e 16 cidades em Minas Gerais, incluindo Ponte Nova e outras como Abre Campo, Acaiaca, Alto Caparaó e Ouro Preto.

Ouro Preto à Vitória: Rota Imperial ganhará sinalização a partir de fevereiro

Leia também:

Após a cerimônia de inauguração da placa em Ponte Nova, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, enfatizou a importância da iniciativa em aprofundar o entendimento de Minas Gerais.

“Isso é muito importante porque, ao inaugurarmos a sinalização turística, nós também incentivamos as pessoas a refletirem cada vez mais sobre a história que temos. Preservar a história, cuidar da nossa cultura e do nosso turismo como geradores de emprego e renda significa um sinal forte para o desenvolvimento sustentável. A cultura une pessoas, o turismo une pessoas e conhecer a nossa história, quem nós somos, é fundamental para a coisa mais importante da vida, que é a felicidade”, completou Leônidas de Oliveira.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment