O Governo de Minas, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), realizou a entrega do “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” a 120 gestores municipais de 100 cidades mineiras capacitadas através do programa “Cidade de Cinema”. O projeto trabalha o desenvolvimento de políticas de audiovisuais e os benefícios do setor. Desse modo, as cidades com essa capitação podem ser mais atrativas para projetos e turismo cinematográficos. A cidade de Ouro Preto também recebeu o certificado durante o evento que aconteceu na tarde de ontem (28), no Palácio das Artes em Belo Horizonte.
Em conclusão do período de preparo, a condecoração foi entregue durante o Quarto Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC.
O “Cidade de Cinema” iniciou com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais. Flávio Malta, secretário de Turismo de Ouro Preto, celebrou a conquista:
“Ouro Preto participou da capacitação e está entre as 120 cidades mineiras participantes. Uma das ações do selo, visa aproximar as produções audiovisuais, dos cenários da cidade. Além de atrair os produtores e equipes locais com grandes empresas. Com Ouro Preto no cinema, na TV, nas telenovelas, a cidade só tende a ganhar com a publicidade envolvida. É como estar numa vitrine, tendo nosso patrimônio apreciado por muitos. É um ponto muito positivo para cidade! Tanto o selo, quanto e a participação do desenvolvimento audiovisual com a secretaria e os órgãos de estado. Que visam divulgar e fazer com que empreendedores locais possam se expandir”, analisou Flávio
Leia mais: Congonhas registrou abertura de 904 empresas em 2022
Leia mais: Fotógrafa Ane Souz realiza exposição “Mineiridades” em Ouro Preto
Como participar
Os municípios que não se cadastraram podem ingressar na nova turma do curso “Cidade de Cinema” e receberem o Selo Cidade Amiga do Audiovisual. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário (bit.ly/minasfilmcommission). A saber, o cadastro é gratuito e segue aberto, de forma contínua.
Nesse meio tempo, novos grupos se reunirão, periodicamente, para capacitações. A diretora de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC, Flávia Moreira, reforça o convite para que os municípios se capacitem e se preparem para receber mais produções audiovisuais.
“Hoje, todo mundo tem o audiovisual na palma da mão. Isso se tornou um mecanismo importantíssimo de promoção dos destinos e a tendência é aumentar. Nossa meta é que Minas seja, cada vez mais, vista nas telas. Participem do programa Cidade de Cinema. O seu município só tem a ganhar sendo uma Cidade Amiga do Audiovisual”, reforça a diretora.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.