Na última segunda (05/06), foi realizada na câmara de Ouro Preto, a 9º audiência pública para debater políticas públicas para a juventude ouro-pretana e sobre o Conselho Municipal de Juventude (COMJUV). Essa audiência foi requerida pelo vereador ouro-pretano, Matheus Pacheco (PV), na qual foi debatido a reestruturação do COMJUV, que modifica a forma de ingresso. A luta pelo meio ou passe livre estudantil inteiro em Ouro Preto, entre outras políticas públicas que envolva também todas as juventudes dos outros distritos.
Leia mais: Ouro Preto: moradora denuncia escoamento de água e em caixa d’água no Morro Santana; veja o vídeo
Em uma entrevista à Rádio Real, o vereador Matheus deixou claro a importância do Conselho:
‘‘O Conselho é o espaço mais democrático possível para discutir políticas públicas para nossa juventude. É lá que está de forma muito concreta, quem pode auxiliar os poderes legislativo e executivo’’, revelou à Real.
Na audiência, estiveram presentes: o grêmio estudantil do IFMG, a pastoral da juventude, alunos da rede estadual do Dom Pedro II e o DCE da UFOP entre outros grupos de jovens. Também participaram, a Diretora da Casa dos Conselhos, Silvana Peixoto, responsável pela geração dos editais de convocação para inscrição do COMJUV e o Secretário de Desenvolvimento Social Edivaldo Rocha que responde pelo Conselho.
Leia mais: Ouro Preto estuda implantação de sistema prisional que mais ressocializa
Matheus ainda prevê que já no próximo mês haverá abertura do edital. Ele se mostra esperançoso e acredita que as inscrições vão mobilizar toda juventude para efetivar a composição do COMJUV. Vale ressaltar que a APAE de Ouro Preto e a Rede Cidadã já tem cadeira garantida, pois participaram do último edital. Agora, restam mais seis cadeiras a serem ocupadas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiário na Rádio Real FM e no Jornal Galilé.