No dia 2 de setembro, a Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Hemominas, promoverá um mutirão de doação de sangue na Policlínica Municipal. Essa ação é de suma importância para garantir o atendimento de urgências, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de diversas enfermidades. Manter os estoques de sangue bem abastecidos é essencial para oferecer um atendimento de qualidade e salvar vidas.
Todavia, estão disponibilizadas 160 vagas para a doação de sangue, e os moradores de Ouro Preto interessados em participar dessa nobre campanha poderão se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através do telefone/WhatsApp 31 99677-1362.
Participar desse mutirão é uma oportunidade de solidariedade e compromisso com a comunidade local e com todo o estado de Minas Gerais. A saber, segundo o Ministério da Saúde uma bolsa de sangue, em geral, cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até quatro vidas. Ou seja, se a doação acontecer uma vez por mês, durante 6 meses 24 pessoas poderão ser ajudadas.
Cada doador contribui significativamente para a saúde e o bem-estar de outras pessoas, tornando-se um verdadeiro herói anônimo. Ao doar sangue, está-se dando um presente precioso, a chance de uma nova vida para quem precisa.
+ Ouro Preto: Nina Simone e Elza Soares dão o tom do ‘21° Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz’; confira a programação
O doador de sangue
Segundo a Hemominas, a Fundação, “adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores”.
Para conferir os critérios para cada situação específica, acesse o site oficial da Fundação Hemominas (clique aqui).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Ouro Preto: mutirão de doação de sangue acontece no dia 2 de setembro; saiba como se inscrever […]