Na última quarta-feira (17), o Prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo (PV) assinou o projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o Hub de Inovação e Tecnologia: “Francisca Mina”. A saber, o HUB de Inovação reúne e promove interações entre diferentes atores. Sobretudo, startups, empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa e investidores. Em um ambiente que aprimore o networking e conexões para criação de trabalhos inovadores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, celebrou e deu detalhes sobre o projeto:
“Aconteceu o lançamento do HUB de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Ouro Preto em parceria com IFMG. O prefeito Angelo Oswaldo e o diretor Reginato Fernandes dos Santos estabeleceram um acordo para que esse ambiente de inovação aconteça em um dos pavilhões do Instituto. Já temos um espaço make com impressora 3D, máquinas de corte a laser. Desse modo, ao lado, será feito nosso HUB. Na parte de coworking de espaço para capacitação, palestras e as startrups trabalhando de maneira conjunta para trazer a nossa cidade ferramentas de inovação e tecnologia”, assegurou Felipe.
Caio Moura, analista de Promoção e Investimentos do Invest Minas, ressaltou a importância do projeto para atrair investimentos para o município:
“Tivemos eventos importantes, como a assinatura do protocolo de intenções e também o lançamento do guia de investimento. Todavia, a coisa mais importante é a prefeitura correr atrás, mostrar o que é a cidade, o que o município tem de bom para os empresários e para todo o ecossistema de inovação. Isso precisa ser mostrado, precisa ter uma conversa do município com o estado e não podemos esquecer da iniciativa privada”, reconheceu Caio.
Leia mais: RU da UFOP é o segundo mais caro das federais de MG; mais que dobrou em 4 anos
Quem foi Francisca Mina em Ouro Preto
O diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia, Kelson Douglas, explicou quem foi Francisca Mina e sua importância para Ouro Preto:
“Francisca Mina foi uma escrava que lutou com Felipe Santos na Revolta de Vila Rica, que ocorreu 72 anos antes da Inconfidência Mineira. Escolhemos esse nome porque ela representa tanto os escravos que vieram do continente africano e que eram realmente conhecedores do trabalho com mineração, por não ser o homem branco que possuía esses conhecimentos. Quanto presta uma homenagem às mulheres. Já que as escravas quando chegavam aqui recebiam nomes genéricos. Inclusive, muitas ganhavam o nome de Francisca. Então, estamos falando dela e das mulheres em geral. Logo, o nome do nosso HUB, representa uma pessoa ao mesmo tempo que representa várias ao mesmo tempo. Desse modo, mostramos que a inovação não esquece do passado. Ela pega o passado e tenta consertar para o futuro também”, contextualizou Kelson.
Contudo, também estiveram presentes no evento: a vice prefeita Maria Regina Braga (Republicanos); Thereza Cristina Bandoli Legg, Assessora do gabinete do Vice-Prefeito de Ouro Branco e desenvolvedora da parte de tecnologias para governança e transformação digital. A representante da prefeitura de congonhas, Anna Marys Saraiva Ferreira, diretora de inovação tecnológica. O reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes e, por fim, os vereadores Matheus Pacheco (PV) e Lilian França (PDT).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Prefeitura de Ouro Preto lança Hub de Inovação e Tecnologia 'Francisca Mina' em parcer… […]