Ouro Preto discute pagamento de passagem de ônibus por Pix

Ouro Preto discute pagamento de passagem de ônibus por Pix

O vereador Renato Zoroastro (PSB) apresentou, na 51ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada nesta terça-feira (12), um requerimento que solicita estudos sobre a viabilidade de adotar pagamento por Pix no transporte público municipal. A proposta busca modernizar o serviço e oferecer mais opções aos usuários.

Durante a sessão, Zoroastro explicou que a ideia é reduzir a dependência de cartões físicos de transporte, agilizar o embarque e diminuir a necessidade de o motorista acumular a função de cobrador. “Várias cidades no Brasil têm diversificado seus modos de pagamento ao ingressar no ônibus. Muitas pessoas já usam o celular para pagar no banco, no supermercado, em bares e restaurantes. Por que não trazer esse benefício para a nossa cidade?”, questionou.

O requerimento solicita informações detalhadas sobre a viabilidade técnica, econômica e operacional para implementar o pagamento por Pix e outros meios digitais. Segundo o vereador, a medida poderia estar alinhada com a tendência crescente do uso de pagamentos digitais no dia a dia da população, além de reduzir custos relacionados à emissão de cartões.

Ele destacou ainda que o uso de pagamento por Pix no transporte público já é realidade em diversos municípios. “Essa é uma novidade, uma inovação tecnológica que encontramos em vários lugares. Caso seja possível aplicar aqui, trará agilidade, praticidade e menos burocracia para o usuário e para o sistema”, afirmou.

Leia também:

O documento foi encaminhado para diferentes secretarias municipais e para o Consórcio Rota Real, operador do transporte público de Ouro Preto, que deverá responder sobre custos, estudos já realizados e possibilidade de implantação. O debate segue como parte das discussões sobre modernização do transporte e melhoria da experiência dos passageiros na cidade.

O documento apresentado pelo parlamentar será encaminhado a secretarias municipais e ao próprio consórcio responsável pela operação para que seja avaliada a possibilidade de permitir o pagamento da passagem pelo celular, de forma similar ao que já acontece em estabelecimentos comerciais.

De acordo com o vereador, a medida poderia reduzir custos e trazer benefícios operacionais. Ele explicou que, com essa tecnologia, “a gente reduz a produção de cartão de bilhetagem físico, agiliza o embarque caso a pessoa não tenha o cartão para entrar no ônibus e diminui bastante o trabalho do motorista, que hoje atua também como cobrador”.

Passagem de ônibus no Pix não é novidade

A adoção do pagamento por Pix ou por aproximação no transporte público tem se espalhado pelo país. Em Minas Gerais, a cidade de Guanhães já permite o pagamento via Pix através do aplicativo Cittamobi, mesmo sistema utilizado em Sorocaba (SP).

Em outras regiões do Brasil, há casos em que o Pix já está em uso:

  • Recife (PE), onde o sistema passou a aceitar pagamentos via QR Code em algumas linhas desde meados de 2024;
  • Belém (PA), que implantou o sistema recentemente, incluindo código QR que permite o embarque imediato após o pagamento;
  • São Luís (MA), que desde abril já permite recarga via Pix e pagamento direto na catraca;
  • Fortaleza (CE), com o sistema QRBus incorporando o Pix nas transações;
  • Além disso, grandes cidades — como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Curitiba, Maceió, e Goiânia — já implementaram ou testam o pagamento por aproximação com cartões de crédito/débito, graças à expansão promovida pela Mastercard.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment