Rica em programas naturais e paisagens deslumbrantes, a Estrada Real é cheia de opções turísticas para seus viajantes e moradores. Ouro Preto, Ouro Branco e região oferecem todo tipo de programa para você, que quer fugir da rotina e fazer algo diferente, seja nos museus, igrejas ou na natureza.
Pensando nisso, O Jornal Galilé criou o Galilé Viagens, um quadro onde você encontra os principais programas turísticos da Região dos Inconfidentes. Nossa primeira parada é no Parque das Andorinhas, agora é só pegar a toalha, carregar a câmera e se aprofundar nas riquezas naturais e no turismo ecológico do coração Ouro Preto.
+ Pitty confirma show em Ouro Preto no mês de junho
Parque das Andorinhas – Ouro Preto
Com 575 hectares de cachoeiras, trilhas para caminhadas e belas paisagens, o parque oferece piscinas naturais, cascatas e uma ótima área de camping. Para os amantes da fotografia, o Parque conta com três mirantes que proporcionam as mais belas vistas naturais, encantando os visitantes com seu charme singular e permitindo que eles façam fotografias incríveis das paisagens da região.
+ “Verão na Cachu”: Minas Gerais terá projeto de turismo para cachoeiras
Cachoeiras
Para os amantes das cachoeiras, o Parque não decepciona. A Cachoeira das Andorinhas é uma ótima opção para você se refrescar no calor mineiro. Com beleza singular, uma queda d’água de 10 metros cercada por rochas vai te permitir esquecer de qualquer problema da rotina comum. São apenas 10 minutos de caminhada, com uma distância de 550 metros, considerados de dificuldade normal.
A Cachoeira dos Pelados pode ser um pouco menor que a anterior, mas não fica para trás no quesito beleza. Com uma queda d’água de aproximadamente 5 metros, a cascata é uma ótima opção para quem busca tranquilidade. São 20 minutos de uma caminhada difícil, por 600 metros, que levam à sugestiva Cachoeira dos Pelados.
De mais difícil acesso, a Cachoeira Véu de Noiva conta com duas quedas d’água que somam aproximadamente 50 metros. Para os mais corajosos, o caminho do topo à base é íngreme e árduo. A trilha é de aproximadamente 1,1 km, com uma duração de aproximadamente 30 minutos.
Mirantes
O Mirante Véu das Noivas, localizado no topo da cachoeira de mesmo nome, é o lugar perfeito para apreciar a exuberante paisagem natural formada por vegetação da mata Atlântica, serras e montanhas. A trilha é de aproximadamente 40 minutos, e é considerada de difícil dificuldade.
O Mirante Vermelhão, que fica no ponto mais alto do parque e antes era uma área de extração de bauxita, apresenta vestígios de mineração e uma vista espetacular a cerca de 1.400 metros de altitude. Considerado muito difícil, o viajante precisa embarcar em uma trilha de aproximadamente 45 minutos para chegar ao seu destino.
Por fim, a Pedra do Jacaré, mirante mais famoso do parque, é também o de mais fácil acesso. Ele permite que o amante da natureza esteja a poucos minutos de belas paisagens, embarcando em uma trilha de apenas 10 minutos. Com uma formação rochosa que lembra a cabeça de um jacaré, este mirante oferece uma visão panorâmica do parque que é simplesmente maravilhosa.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, sempre quis seguir por esse caminho, trabalhar com a notícia, acompanhar de perto o esporte, escrever e me comunicar.
[…] Leia também: Conheça o Parque das Andorinhas, primeiro destino do Galilé Viagens […]
[…] última quarta-feira (22), instituído como o Dia Mundial da Água, foi reinaugurada a portaria do Parque Natural Municipal das Andorinhas. A portaria do Parque teve seus danos reparados, e agora possui vigilância 24 horas. Em sua […]
[…] Leia também: Conheça o Parque das Andorinhas […]
[…] destacar que em Março, foi reinaugurada a portaria do Parque Natural Municipal das Andorinhas. A portaria do Parque teve seus danos reparados, e agora possui vigilância 24 horas e controle da […]