O Largo do Cinema, em Ouro Preto, receberá uma edição do 5º Baile Charme do Vila, como parte da programação do Festival de Inverno. O evento ocorrerá no domingo (13), à partir das 16h40. As atividades do coletivo contam com oficina de Baile Charme com Gabi Augusta, para ensinar os passos antes da discotecagem dos melhores DJS de charme e funk da região.
A 5ª edição do Baile Charme do Vil, ocorrerá graças a parceria do coletivo Vila Pobre com o Festival de Inverno de Ouro Preto, portanto, a presença é gratuita e aberta a todos os públicos.
O que é o Baile Charme?
Mas afinal de contas, o que é o Baile Charme?
A história do charme começa nos anos 1970, nos bailes de soul e funk animados por DJs como Big Boy, Ademir Lemos e Dom Filó. No Brasil, o movimento teve origem na zona norte do Rio de Janeiro, criado pelo Movimento Black Rio em meados dos anos 80, tocando R&B contemporâneo e swingbeat. O termo foi cunhado por DJ Corello, que chamava a dança de charminho.
A juventude da época se reunia para dançar as músicas do momento, seguindo coreografias sincronizadas com os passos híbridos de dança brasileira-americana, chamados de passinhos. A dança também era uma forma de manifestação da comunidade negra no Rio de Janeiro.
O Viaduto Negrão de Lima, foi criado em 1993, em Madureira, e se tornou um ponto de encontro dos fãs do ritmo. Com o tempo, o movimento se espalhou para todo o Brasil, com centros de ‘passinhos’ por várias comunidades. Em Mariana, as músicas que tocam são uma mistura entre músicas internacionais e sucessos nacionais, navegando entre o rap, funk, soul e R&B.
Leia também:
- Ouro Preto terá estacionamento gratuito em fim de semana cheio de eventos
- Veja as alterações no trânsito para o aniversário de Ouro Preto
Festival de Inverno de Ouro Preto
A cidade patrimônio mundial vai respirar arte e música durante todo o mês de julho com a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto. Promovido pela Prefeitura, o evento acontece entre os dias 3 e 30 de julho e reunirá apresentações musicais, oficinas, teatro, dança e atividades culturais espalhadas por diferentes pontos da cidade. Toda a programação é gratuita.
Para este ano, os shows principais — incluindo atrações como Capital Inicial, Mart’nália, Johnny Hooker, Vanessa da Mata, Letrux, Sambô e Turma do Pagode — ocorrerão no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com estrutura pensada para receber até 8 mil pessoas no espaço interno, além de áreas externas adaptadas para receber mais público, praça de alimentação e banheiros.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
