Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi ministro do Esporte por pouco mais de três anos no governo de Fernando Henrique Cardoso. Durante seu trabalho no Governo Federal, o Rei do Futebol esteve em Ouro Preto, em outubro de 1995, para um seminário do Ministério.
O ex-jogador morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, por conta de falência múltipla dos órgãos, após complicações de um câncer no cólon.
Em suas redes sociais, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), relembrou a passagem do Rei do Futebol pela Cidade Patrimônio da Humanidade.
“O Rei Pelé, ministro do Esporte do Brasil, levado pelo amigo prefeito Angelo Oswaldo, visita a Unidade Santa Efigênia, da Fundação Sorria, em outubro de 1995, durante sua estada em Ouro Preto para um evento do Ministério”, publicou o prefeito. Confira a publicação clicando aqui.
Veja fotos:
Números de Pelé
Pelé estreou na Seleção Brasileira em 1957, contra a Argentina, em um partida da Copa Rocca. Ele marcou seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Com apenas 17 anos, ele venceu a Copa do Mundo da Suécia, em 1958.
Quatro anos depois, ele se machucou na segunda rodada da Copa do Mundo do Chile, também vencida pelo Brasil. Em 1970, no México, Pelé foi tricampeão mundial, se tornando o único jogador a conquistar três mundiais na história do futebol.
Pelo Santos, Pelé venceu 10 vezes o Campeonato Paulista, competição em que foi artilheiro por nove vezes seguidas. Foi bicampeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963. Ainda como jogador do Peixe, ele marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969.
O Rei do Futebol marcou 1.091 gols em 1.116 jogos pelo Santos. Com a Seleção Brasileira, ele disputou 113 partidas e marcou 95 tentos. Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Peixe. Nas redes sociais, o ex-jogador dizia ter feito um a mais, 1.283.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.