Se você tiver feito uma tatuagem ou um piercing recentemente, você pode voltar a doar sangue após seis meses. Antes, o intervalo era de um ano. No caso do piercing, se ele tiver sido feito na cavidade oral ou na região genital, não é permitido doar enquanto estiver com a joia. A pessoa só se torna apta a doar novamente 12 meses depois da retirada do piercing. O intervalo é para evitar que o sangue esteja contaminado com hepatite ou HIV.
Como doar sangue
Se você é de Ouro Preto e Itabirito e tem interesse em se tornar doador, você pode entrar em contato com o grupo Amigos do Sangue, pelo número (31) 99537-1961. A prefeitura da cidade oferece transporte em grupo para quem quiser fazer as doações, que acontecem em Belo Horizonte, no Hemominas, Hemoservice e na Vita Hemoterapia.
No site do Hemominas, você pode agendar sua doação online em uma das 19 cidades onde eles possuem uma sede.
É preciso ter entre 16 e 69 anos e 50 kg para ser doador. No dia da doação, é preciso estar saudável, sem apresentar sintomas de gripe nos últimos sete dias, além de ter se alimentado e descansado. Confira mais detalhes sobre as restrições e como se preparar para doar sangue no site do Hemominas.
Foto de capa: Ahmad Ardity/Pixabay
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] Prazo para tatuados poderem doar sangue diminui para seis meses […]