O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), lança no dia 18 de agosto, às 19h, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, o livro Geraes: Arte Barroca em Minas. A entrada é gratuita.
A obra reúne 17 ensaios sobre a história da arte sacra e do patrimônio cultural mineiro, resultado de quatro décadas de produção ensaística do autor, reconhecido como um dos maiores estudiosos do barroco no país.
O livro, com vasta iconografia, está dividida em duas partes: “Arte barroca brasileira” e “As bulas e as fábulas: preservação e inspiração”. Os textos abordam desde análises detalhadas de obras e igrejas até reflexões sobre religiosidade popular, influências da cultura africana e o papel da preservação na modernidade. Há ainda ensaios sobre a recepção do barroco no século XX e sua influência em projetos contemporâneos.
O evento de lançamento do livro contará com um debate entre o prefeito de Ouro Preto e o escritor Silviano Santiago, ambos membros da Academia Mineira de Letras, com mediação do professor e crítico literário João Barile. A proposta é discutir a permanência e os sentidos do barroco nas expressões culturais de Minas Gerais.

Leia também:
- Três crimes em um dia: homem é preso em Ouro Preto
- Turista de Ouro Branco morre na Chapada dos Veadeiros
Entre os textos do livro, estão análises sobre o legado de Aleijadinho, a arte sacra de Conceição do Mato Dentro e os santos de devoção popular. O evento de lançamento é gratuito e integra o Plano Anual da Academia Mineira de Letras, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O livro, que reúne reflexões e imagens sobre a herança artística do estado, busca valorizar a identidade mineira a partir de sua estética barroca, presente na arquitetura, na religiosidade e na paisagem urbana de cidades como Ouro Preto, Mariana, Congonhas e São João del-Rei.
Além de prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo é ex-ministro da Cultura, jornalista, curador e acadêmico, tendo lançado livros como “Ouro Preto: tempo sobre tempo” (1985) e Arte in Brasile dal XVI al XIX secolo: la Collezione Beatriz E Mário Pimenta Camargo Softcover (2004). Ele ocupa a cadeira 03 da Academia Mineira de Letras. O evento integra o Circuito Liberdade, rede cultural do Governo de Minas Gerais, e reforça o diálogo entre literatura, arte e memória.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
