Edson Agostinho (Cidadania) tomou posse como prefeito interino na segunda-feira (2) e já protagoniza várias mudanças na Prefeitura de Mariana. Após ter exonerado seis secretários e nomeado outros três na quarta-feira (4), ele nomeou dois novos secretários e um subsecretário.
Na quinta-feira (5), foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Mariana a nomeação de Jonathan Chaves da Silva para o cargo de secretário municipal de Saúde, no lugar de Danilo Brito, e Daniel Filipe da Silva como Chefe de Gabinete, na vaga de Miriã Kemilys Martins de Oliveira. Também foi divulgada a exoneração de Marilene Romão Gonçalves, que era subsecretária de Saúde. Para seu lugar, Sebastião Rodrigues Araújo foi nomeado.
Edson Agostinho ainda exonerou Lurdes Antonia Venâncio e Antonio Gilmário da Silva dos cargos de assessores VI e nomeou Maria do Carmo de Oliveira e Soraia Aparecida Silva Moreira para os lugares deixados pelos exonerados.
Na quarta-feira, o prefeito interino de Mariana exonerou os seguintes secretários:
- Bruno Ricardo de Freitas – Secretário Municipal de Esportes e Eventos
- Danilo Brito das Dores – Secretário Municipal de Saúde
- Pedro Cesar de Oliveira Nunes – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
- Newton Geraldo Xavier Godoy – Secretário Municipal de Obras e Gestão Urbana
- Marcílio Geraldo Vieira de Queiroz – Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer
- Walber Luiz da Silva – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
No mesmo dia ele nomeou três:
- Daniely Cristina Souza Alves – Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
- Danilo de Oliveira Santos e Assis – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
- Luis Gustavo Gomides Silva – Secretário Municipal de Esportes e Eventos
Portanto, ainda não foram nomeados os novos secretários de Obras e Gestão Urbana; e Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer.
No dia 23 de dezembro, houve uma celebração simbólica de posse da nova mesa diretora da Câmara de Mariana. Na oportunidade, Edson Agostinho disse à Rádio Real FM que não iria “cortar pescoço de ninguém” ao se referir ao secretariado da Prefeitura Municipal. Entretanto, vieram mudanças drásticas na administração pública logo na primeira semana do ano.
Também em entrevista à Rádio Real FM, na segunda-feira (2), Edson Agostinho declarou que foi eleito pelos vereadores e que, para isso, foi preciso fazer alguns acordos.
Continue acompanhando o Jornal Galilé – Instagram, Facebook – para mais notícias sobre cultura, política e saúde na Região dos Inconfidentes.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.