No início da tarde de quinta-feira (5), o prefeito interino de Mariana, Edson Agostinho (Cidadania) anunciou a publicação da licitação para a contratação de uma empresa para executar as obras de implantação da primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O investimento previsto é de quase R$ 57 milhões, que busca sanar com os problemas urgentes de saneamento do município.
“O processo já está publicado e será aberto no dia 7 de fevereiro. Corresponde à primeira etapa do sistema de esgotamento sanitária do município. O primeiro passo foi dado, é uma boa notícia para a primeira semana de governo e vamos caminhando para uma cidade cada vez melhor”, informou o secretário de Planejamento de Mariana, Marlon Figueiredo, em uma publicação nas redes sociais.
Edson Agostinho frisou que trata-se de um pontapé inicial no processo e que há a possibilidade do sistema de esgotamento sanitário de Mariana ser executado sem ele como prefeito.
“Não quer dizer que nós vamos fazer, estamos dando o pontapé inicial. Depende agora de quanto tempo vamos permanecer na gestão. Aquele que por ventura assumir, que dê continuidade, porque será de grande valia para os cidadãos marianenses”, declarou em um vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais.
Confira o vídeo na íntegra clicando aqui.
Primeiras ações do governo
A publicação da licitação foi uma das primeiras ações executivas do governo interino de Edson Agostinho. Porém, antes disso, no primeiro dia como prefeito, ele já fez drásticas mudanças no secretariado da prefeitura, exonerando seis secretários e nomeando outros três.
Quem saiu:
- Bruno Ricardo de Freitas – Secretário Municipal de Esportes e Eventos
- Danilo Brito das Dores – Secretário Municipal de Saúde
- Pedro Cesar de Oliveira Nunes – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
- Newton Geraldo Xavier Godoy – Secretário Municipal de Obras e Gestão Urbana
- Marcílio Geraldo Vieira de Queiroz – Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer
- Walber Luiz da Silva – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
Quem entrou:
- Daniely Cristina Souza Alves – Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
- Danilo de Oliveira Santos e Assis – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
- Luis Gustavo Gomides Silva – Secretário Municipal de Esportes e Eventos
Portanto, ainda não foram nomeados os novos secretários de Saúde; Obras e Gestão Urbana; e Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.