O período chuvoso começou e Ouro Preto já passou por algumas enchentes nos distritos de Santo Antônio do Salto e Antônio Pereira. Levando em consideração o tamanho estrago que as chuvas causaram, não só na Cidade Patrimônio, como em Mariana, Itabirito e em diversas cidades mineiras, em janeiro deste ano, a prefeitura ouro-pretana traça estratégias de atuação para que os estragos sejam mitigados com ações preventivas.
“O Município está preparado desde o início da estação chuvosa. Desde outubro, nós já tomamos todas as providências de organização, de plantões e de medidas de prevenção. Mas, sempre acontece alguma coisa inesperada, como a tromba d’água em Antônio Pereira, que provocou uma inundação no Córrego da Água Suja e no Rio Gualaxo, um volume de água nunca visto em Antônio Pereira. Essas questões que deixam todos inquietos e sobre aviso, tem que ter muito cuidado com as chuvas intensas deste ano no Brasil inteiro. Não podemos prever o que vai acontecer de um dia para o outro, mas imediatamente já mobilizamos todas as estratégias da prefeitura para Antônio Pereira”, declarou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV).
As estratégias da Prefeitura de Ouro Preto também contam com a colaboração das empresas que atuam na cidade, principalmente nos distritos, além dos centros administrativos locais e a colaboração da comunidade, junto das secretarias de Obras, Defesa Social e Defesa Civil.
Enchente em Antônio Pereira
Na última terça-feira (27), quatro casas foram atingidas em razão da forte chuva que caiu no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. A elevação do córrego da água suja é um problema antigo para os moradores da Rua da Lagoa e do Tabuleiro que já vinham reivindicando obras de contenção e reparo desde 2019, quando o mesmo rio transbordou no local, atingindo residências e trazendo danos irreparáveis.
O intenso volume de água causou transtornos e medo na comunidade. Rapidamente, vídeos e fotos circularam pelas redes sociais, mostrando também, os alagamentos das casas e prejuízo para os moradores. Clique aqui para ver imagens.
Continue acompanhando o Jornal Galilé – Instagram, Facebook – para mais notícias sobre cultura, política e saúde na Região dos Inconfidentes.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] nos últimos dias de dezembro, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), disse que a cidade está preparada para o início do período chuvoso. “O Município está preparado desde o início da estação chuvosa. Desde outubro, nós já […]