Prefeitura de Ouro Preto relembra visita da primeira dama da França em dia simbólico

Em comemoração ao Dia da França (14 de julho), a Prefeitura de Ouro Preto relembrou a visita de Danielle Mitterrand, ex-primeira-dama do país europeu, à cidade histórica em 2009. Na ocasião, ela foi recebida pelo prefeito Angelo Oswaldo e visitou o Museu da Inconfidência, onde prestou reverência aos heróis da Inconfidência Mineira.

A data também marca uma coincidência histórica significativa: tanto a Inconfidência Mineira quanto a Revolução Francesa tiveram início em 1789. No mesmo ano em que os revolucionários franceses tomaram a Bastilha e deflagraram o movimento que pôs fim à monarquia absolutista, no Brasil, os inconfidentes mineiros conspiravam por liberdade e autonomia.

Leia também:

“Neste Dia Nacional da França, a lembrança da ex-primeira-dama Danielle Mitterrand em visita a Ouro Preto, em 2009. O prefeito Angelo Oswaldo a levou ao Museu da Inconfidência. No panteão dos Inconfidentes, Danielle Mitterrand reverenciou nossos heróis de 1789”, destacou a Prefeitura em publicação nas redes sociais.

Em 2009, completaram-se 220 anos desses dois marcos históricos que ecoam ideais de liberdade e justiça em diferentes continentes.

Quem foi Danielle Mitterrand, a primeira-dama da França que visitou Ouro Preto

Ex-primeira-dama da França, Danielle Mitterrand se destacou por seu forte engajamento em causas sociais e de direitos humanos. Participante da Resistência Francesa na juventude, ela usou sua visibilidade durante o governo do marido, François Mitterrand (1981–1995), para defender povos oprimidos e fundar a ONG France Libertés. Em 2009, esteve em Ouro Preto, onde homenageou os inconfidentes brasileiros. Faleceu em 2011, deixando um legado de militância e solidariedade internacional.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment