Professor e vereador Renato Zoroastro critica programa de escolas cívico-militares

Professor e vereador Renato Zoroastro critica programa de escolas cívico-militares

O vereador de Ouro Preto e professor Renato Zoroastro (PSB) manifestou posicionamento contrário ao Programa das Escolas Cívico-Militares, promovido pelo Governo de Minas. A declaração foi feita durante a tribuna livre da última sessão ordinária da Câmara Municipal. O parlamentar abordou a proposta após a Secretaria Estadual de Educação iniciar o processo de consulta pública sobre o interesse das escolas estaduais em aderir ao modelo.

Zoroastro questionou a efetividade do programa para resolver problemas estruturais da rede estadual de ensino. Em sua manifestação, ele apontou a evasão escolar, a falta de infraestrutura, a desvalorização dos profissionais da educação e a ausência de políticas públicas contínuas como desafios prioritários nas escolas.

O vereador também afirmou que o modelo de escolas cívico-militares “pouco fala de educação” e expressou preocupação com a possibilidade de o projeto substituir o debate e o pensamento crítico por uma disciplina rígida, sem escutar as comunidades escolares, os professores e os pedagogos. Para ele, o fortalecimento da escola deve se dar com investimentos, dados e diálogo.

Zoroastro disse ainda que acompanhará o processo de consulta como membro da Comissão de Educação da Câmara, ressaltando que o acompanhamento será feito de forma próxima, a fim de garantir que a comunidade escolar tenha voz.

Leia também:

Em Minas Gerais, a consulta pública sobre o programa cívico-militar envolve cerca de 700 escolas da rede estadual. Em Belo Horizonte, 95 unidades foram incluídas. A adesão das instituições de ensino deve ser informada até o dia 18 de julho, conforme orientação da Secretaria Estadual de Educação enviada às superintendências regionais.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), que também acompanha a tramitação da proposta, afirma que o programa apresenta vício de inconstitucionalidade, uma vez que o modelo não está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment