O tráfego na rodovia que liga Belo Horizonte a Ouro Preto sofreu uma alteração que irá perdurar pelo menos por quatro anos. Desde domingo (15), o motorista que passa pelo trecho precisa passar por um desvio de quatro quilômetros construídos pela Vale na BR-356, em Nova Lima, na Grande BH.
O desvio é localizado entre o km 38 e o km 41 da BR-356, que vai da ponte da Lagoa das Codornas até o trevo da Polícia Militar Rodoviária. A alteração se deu por conta do processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, na mina Abóboras, em Nova Lima.
A previsão de término das obras de eliminação da barragem é apenas em 2027. Portanto, apenas em quatro anos que o tráfego na BR-356 retornará a sua normalidade.
+ Itabirito: motociclista é arremessado por 10 metros em acidente na BR-356
Descaracterização de barragens
A barragem Vargem Grande é uma das 46 do estado que foram fechadas em 2019 por utilizarem o modo a montante, que é considerado de alto risco e proibido em território nacional desde a tragédia de Brumadinho. A descaracterização se dá pela retirada dos rejeitos depositados no local e a reintegração do espaço à natureza.
Além do fechamento e proibição de novas construções, a Agência Nacional de Mineração (ANM) exigiu que as barragens com volume inferior a 12 milhões de m³ fossem descaracterizadas até setembro do ano passado.
A barragem Vargem Grande contém aproximadamente 9,5 milhões de m³ e está inativa desde 2019. Ela se encontra em nível 1 de emergência.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.