O ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário afirmou em entrevista ao programa “The Noite com Danilo Gentili”, que 97% dos jogadores perdem todo o dinheiro ganho durante a carreira em um período de cinco anos. A declaração foi dada durante uma conversa sobre as dificuldades enfrentadas por atletas ao lidar com a fama e a fortuna repentina.
Ronaldo, que é considerado um dos maiores jogadores de futebol da história, falou sobre a pressão que os jogadores sofrem para manter um estilo de vida extravagante e luxuoso, além das dificuldades de administrar as finanças pessoais e dos negócios.
Leia mais: Copa do Brasil: conheça os adversários de Atlético, Cruzeiro, América e Tombense
“Atleta, jogador em geral é cercado por muita gente. Muitas oportunidades aparecem, muitos oportunistas que estão sempre ai rondando. Você vê ai o caso do Scarpa com o Willian do Palmeiras, que eles investiram em criptomoeda e perdeu tudo, foi parar na polícia. 97% dos jogadores que ganham dinheiro com futebol, quando acabam a carreira, em 5 anos que ele largou o futebol, ele quebra. Isso não é só no Brasil, na NBA isso também acontece. O cara vem da periferia e não tem a educação, e quebra. Ele está num nível de vida que ele está jogando, gastando e quando para quer continuar esse nível de vida e o dinheiro acaba”, disse o Ronaldo Fenômeno.
Em outros momentos da entrevista ele afirmou que muitos atletas não recebem educação financeira adequada e acabam gastando todo o dinheiro em carros, casas e outros bens materiais, sem pensar no futuro. Além disso, alguns são vítimas de golpes e investimentos mal sucedidos, o que leva a perda de grande parte da fortuna.
Leia mais: América x Atlético: Primeiro jogo da final terá arbitragem mineira
Além disso, ele salientou a importância do atleta possuir um apoio psicológico tanto dos clubes quanto dele próprio. Ao comentar sobre a sua convulsão em 98, ele atribui a pressão e a falta de preparo mental como principais causas do problema.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.