A Samarco emitiu um comunicado para alertar sobre a circulação de informações falsas nas redes sociais a respeito do processo indenizatório relacionado ao rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, em Mariana.
Segundo a mineradora, não houve qualquer mudança nos critérios de elegibilidade definidos no Novo Acordo do Rio Doce. Portanto, crianças, adolescentes e pessoas menores de 16 anos em 5 de novembro de 2015 não têm direito a receber indenização, seja pelo Programa Indenizatório Definitivo (PID) ou por qualquer outro sistema previsto.
O PID, que estará disponível até o dia 14 de setembro de 2025, prevê pagamento de R$ 35 mil por pessoa física ou jurídica, desde que atendidos os critérios estabelecidos no acordo. A Samarco reforça que não existe pagamento automático para menores de idade ou pessoas sem ação judicial em andamento.
Leia também:
- CRLV passa a ser obrigatório para motoristas a partir desta segunda
- Processo seletivo da MGS está com inscrições abertas
Laura Sarti Mozelli, especialista jurídica da Samarco, também gravou um comunicado direcionado às comunidades impactadas:
“Circula a notícia de que crianças e adolescentes entre 10 e 22 anos teriam o direito de receber uma indenização da Samarco com valor de R$ 13.018. Mas atenção, essa informação é falsa. Conforme previsto no novo acordo do Rio Doce, menores de 16 anos na época do rompimento não são elegíveis a nenhum dos programas indenizatórios”.
A empresa orienta os atingidos a acessarem os canais oficiais: samarco.com/indenizacao.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
