No primeiro semestre de 2024, a Saneouro implantou 1.673 metros de redes coletoras de esgoto na sede e nos 12 distritos de Ouro Preto. Segundo o superintendente da empresa, Evaristo Bellini, a implantação das redes demonstra o compromisso com a melhoria do sistema de esgotamento sanitário e seu maior alcance entre a população. Atualmente, 81,96% dos moradores das áreas urbanas do município, que são as abrangidas pela concessão, têm acesso a redes coletoras.
A ampliação da cobertura também é fundamental para a futura implantação do tratamento de esgoto, uma carência histórica de Ouro Preto. Hoje apenas o distrito de São Bartolomeu conta com este serviço. A Saneouro iniciará a construção da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Osso de Boi, que tratará 100% do esgoto coletado na sede.
Paralelamente, as equipes de Engenharia da empresa já estudam as tecnologias apropriadas para o tratamento do esgoto nos 11 distritos ouro-pretanos que não dispõem do serviço, de acordo com as características demográficas e topográficas de cada um deles. “Nosso foco e compromisso é que Ouro Preto cumpra integralmente o Marco Legal do Saneamento”, diz Evaristo Bellini.
A lei federal, de 2020, estabelece que, até 31 de dezembro de 2033, 90% da população de todos os municípios brasileiros tenha acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Aqueles que não cumprirem esta meta, perderão verbas e incentivos do governo federal.
Leia também:
- Julifest 2024: confira os horários dos shows de Ana Castela, Thiaguinho e Péricles
- Lula quer ‘exigir que Vale pague prejuízos’ a atingidos de Mariana e Brumadinho
O que é a Saneouro?
A Saneouro é um consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil e MIP que, desde janeiro de 2020, é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade histórica mineira de Ouro Preto, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Com 74 mil habitantes distribuídos por 12 distritos além da sede, o principal desafio em Ouro Preto é universalizar os serviços de saneamento básico, já que o município conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil, criado em 1890.
Além da universalização dos serviços que atendem hoje 88% dos moradores com água potável, e 67% com coleta de esgoto, mas trata apenas aproximadamente 0,7% dos efluentes domésticos coletados. Cabe à Saneouro resolver o problema da intermitência do abastecimento de água, agravado pela ausência de medição de consumo de água da população, e reduzir o volume de perdas de água tratada, estimado hoje em 50%.
Contrato de Concessão
O contrato de concessão dos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário firmado entre a SANEOURO e o município de Ouro Preto prevê as seguintes metas:
• Universalização dos serviços de água em cinco anos
• Investimento de R$ 160 milhões em obras de infraestrutura
• Redução do volume de perdas de água tratada de 50 para 30%
• Ampliação da coleta de esgoto para 90% em 15 anos e tratamento de todo o esgoto coletado em 60 meses
• Hidrometração dos imóveis
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.