Na noite de quarta-feira (26), após a manifestação “Fora Saneouro”, o secretário de Governo de Ouro Preto, Yuri Borges, conversou com alguns moradores sobre as ações da prefeitura para a retirada da empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade. Na ocasião, ele revelou que a concessionária o procurou na sexta-feira (21) para uma negociação, fazendo uma oferta de dar um desconto de 40% na tarifa pelos próximos três meses e depois voltar ao valor integral.
“A proposta da Saneouro foi de um desconto de 40% nos próximos três meses e depois voltar ao normal. Eles me ligaram e a nossa intenção não é negociar. Se eles quisessem fazer por conta própria, que fizessem, mas o Executivo não vai fazer nenhum tipo de acordo para receber uma proposta dessa. A proposta que eles fizeram foi só essa, 40% de desconto em três meses e depois não ter desconto mais”, contou Yuri Borges.
No dia 6 de outubro, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), havia falado sobre a hipótese da Saneouro ter procurado a prefeitura para fazer uma proposta de abaixar o preço da tarifa de água em até 40%. O vereador, inclusive, se mostrou incomodado por não ter sido comunicado pelo Executivo dessa tratativa. A administração e a concessionária, no entanto, negaram que essa oferta tenha sido feita.
“Pegaram três ou quatro vereadores, inclusive eu, Zé do Binga e Sandrinho, para conversar, falando que poderia abaixar o preço da tarifa em até 40% e que isso foi falado no Executivo. Mas falar até papagaio fala. Teria que vir aqui na Casa Legislativa ou alguém do governo falar aqui isso, o que não houve. Se houve a proposta, por que ela não chegou nessa Casa Legislativa? Por que o Executivo não nos chamou? Por que não chamou a base para conversar sobre isso? É preciso ter esse diálogo. Assim fica difícil. Vamos chamar o representante da Saneouro, o Executivo, os 15 vereadores e ver a proposta, talvez ela seja de abaixar 50% ou 60%”, declarou Luiz Gonzaga.
Procurados pelo Jornal Galilé, na época, a Prefeitura de Ouro Preto e a Saneouro negaram que houve qualquer oferta para abaixar o valor da tarifa de água da cidade. A nossa reportagem, então, entrou em contato com Luiz Gonzaga para saber mais detalhes dessa informação e o mesmo declarou que não passava de um boato.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] de Ouro Preto. Na quarta-feira (26), o secretário municipal de Governo, Yuri Borges, disse que a empresa teria oferecido ao Município um desconto de 40% na conta de água por três meses. Confira a nota na […]