A Casa da Ópera de Ouro Preto sediará a peça teatral “Tom na Fazenda”. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h. Com texto de Michel Marc Bouchard, tradução e atuação de Armando Babaioff e direção de Rodrigo Portella, o drama tem duração de 120 minutos e classificação indicativa de 18 anos. Vendas já estão abertas.
A peça se tornou um fenômeno do teatro contemporâneo, com mais de 500 apresentações, público superior a 160 mil pessoas e oito anos ininterruptos em cartaz.
O espetáculo conquistou também relevância internacional, sendo exibido em países como Canadá, França, Reino Unido, Suíça e Bélgica, e marcando presença em festivais internacionais de prestígio, como o Festival d’Avignon, um dos mais antigos e prestigiados festivais de teatro do mundo.
Em agosto de 2025, o espetáculo retornou de uma exitosa temporada no Festival de Edimburgo, na Escócia, com 23 apresentações assistidas por mais de 7 mil espectadores. O jornal The Guardian destacou a montagem como “um impressionante estudo sobre a homofobia”, classificando-a como “tão cruel quanto hipnotizante”. Após essa temporada internacional, o espetáculo volta ao Brasil para uma nova turnê de reencontros com o público.
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Na trama, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar à casa, descobre que a sogra Agatha (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar de sua existência e tampouco que o próprio filho era gay. Para piorar, descobre que ela está à espera de Helen, a suposta “namorada” do filho morto, que na verdade é Sara (Camila Nhary), numa farsa criada para convencer Agatha da heterossexualidade do filho.
Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada por Francis (Iano Salomão), o truculento irmão do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complexa interdependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde, quanto mais os personagens se aproximam, maior o choque de suas contradições.
Para a encenação, o diretor Rodrigo Portella optou por um palco coberto de lona, lama e água, criando instabilidade constante nos atores. O recurso reflete a fragilidade das relações encenadas e intensifica o mergulho físico e emocional da peça. Para ele, a força de Bouchard está em trazer os dilemas para dentro da família: “Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta o diretor.
“Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável, que vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós e traz o problema para dentro das casas, para o núcleo familiar mais íntimo, que todos nós conhecemos”, comenta Portella.
Tom na Fazenda conquistou o Prix de la Critique 2018, da Association Québécoise des Critiques de Théâtre (AQTC), como Melhor Espetáculo Estrangeiro. Chegou pela primeira vez à Europa em 2022, no Festival de Avignon, na França, com grande êxito de público e crítica.
No Brasil, a montagem também foi amplamente reconhecida, recebendo prêmios em categorias como Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Cenografia e Iluminação.
Entre os destaques: o Prêmio Aplauso Brasil 2019, com cinco indicações; o 30º Prêmio Shell de Teatro, com cinco indicações e vitórias em Direção e Ator; o 5º Prêmio Cesgranrio de Teatro, com sete indicações e vitórias em Direção, Ator e Cenografia; o 6º Prêmio Botequim Cultural, com dez indicações e vitórias em sete categorias, incluindo Melhor Espetáculo; o 12º Prêmio APTR, com seis indicações e vitória em Melhor Espetáculo; o 7º Prêmio Questão de Crítica, em que venceu como Melhor Espetáculo; e o Prêmio Cenym de Teatro Nacional, com 17 indicações e oito vitórias, entre elas Espetáculo, Direção e Ator.
“Uma encenação densa e sombria, isso faz desta fazenda não apenas um reduto reacionário, mas um beco cultural sem saída. É um lugar onde qualquer possibilidade de progresso é extinta como o gado doente que Francis atira em uma vala. A peça não se trata apenas da morte de um filho, mas da morte da esperança”, Mark Fisher para The Guardian.
As vendas já estão abertas e podem ser acessas através da plataforma online Sympla, ou presencialmente na bilheteria, com funcionamento uma hora antes do espetáculo.
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Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
