O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) determinou a cassação do mandato do vereador Gilberto Mateus Pereira, conhecido como Tikim Mateus, do município de Mariana. A decisão foi publicada no dia 17 de junho de 2025, após julgamento de embargos de declaração no processo de número 0600144-79.2025.6.13.0000.
A decisão reformou entendimento anterior, que atribuía à Câmara Municipal de Mariana a responsabilidade de deliberar sobre a cassação ou não do mandato do vereador. Com o novo julgamento, o TRE determinou que a Câmara apenas cumpra o ato, uma vez que a suspensão dos direitos políticos implica automaticamente na perda do mandato eletivo.
Leia também:
- Prefeito de Mariana reage a vaias e expõe bastidores do hospital universitário
- Festival de Inverno da UFOP propõe mergulho no inconsciente com arte e cultura
A comunicação da decisão pela cassação de Tikim Mateus foi encaminhada no final da tarde de segunda-feira (16) à Justiça Eleitoral de Mariana, que deverá dar andamento ao cumprimento da determinação. O processo não tramita em segredo de justiça.
O vereador foi parte no processo relacionado à desobediência de determinações da Justiça Eleitoral. A Câmara Municipal de Mariana consta nos autos como terceiro interessado.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] TRE determina que Câmara de Mariana cumpra cassação de Tikim Mateus […]
[…] TRE determina que Câmara de Mariana cumpra cassação de Tikim Mateus […]