Itabirito recebe a 21 ª edição do Festival Tudo é Jazz, considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat. O evento teve início terça-feira (14) e acontece até o dia 20. Serão realizados shows musicais na Praça do Centenário (que contará com tendas caso haja chuva) e cortejos pelas ruas da cidade, além de uma exposição como parte da agenda em comemoração do Dia da Consciência Negra. O festival Tudo é Jazz conta com a apresentação da Gerdau e a iniciativa comemorativa foi desenvolvida pela Prefeitura de Itabirito.
Nesta edição, o Tudo é Jazz faz homenagem às cantoras Nina Simone e Elza Soares. Nina Simone foi uma pianista, cantora e compositora norte-americana. Além de uma das grandes vozes femininas do jazz, esteve comprometida com o ativismo pelos direitos civis da população preta. No Brasil, Elza Soares é considerada um dos maiores nomes da música popular brasileira, tendo recebido o título de “A Melhor Cantora do Universo” dado pela emissora BBC de Londres e também estado à frente das causas sociais.
A Exposição
A exposição intitulada “Nina Soares e Elza Simone” (nome em trocadilho) já está acontecendo no Centro Cultural Francisco Xavier, até o dia 20 de novembro de 2023, com entrada gratuita. Coordenada por Ronaldo Fraga, é realizada em parceria com o projeto CURA – Circuito Urbano de Arte, um dos maiores festivais de arte pública do Brasil (em tamanho e relevância) e que deu origem ao primeiro e único mirante de arte urbana do mundo, localizado na Rua Sapucaí, no bairro Floresta, em Belo Horizonte.
Para a mostra, as curadoras Janaina Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni convidaram artistas que criaram dez obras exclusivas, trazendo suas pesquisas e referências artísticas para homenagear as divas da música Nina Simone e Elza Soares. São elas: Juliana de Oliveira, Ana Elisa, Fenix, Karine Mageste e o coletivo Minas de Minas Crew.
“O CURA recebeu com muita alegria o convite do Festival Tudo é Jazz para fazer a curadoria dos painéis em homenagem à Nina Simone e Elza Soares, as duas cantoras que inspiram essa edição. Buscamos nessa curadoria trazer somente artistas mulheres de Minas Gerais, entre nomes da nova safra da pintura contemporânea e artistas consagradas do grafite mineiro. Todas as cinco artistas criaram dois painéis, cada um homenageando uma cantora. Acreditamos que trazer a arte para a cenografia do festival vai provocar ainda mais impacto no público, garantindo um espetáculo não só sonoro, mas também visual”
comenta Priscila Amoni.
- Leia também:
- Festa das Cavalhadas em Amarantina tem iniciativa inédita
- Movimento Negro de Mariana promove Feira Cultural em celebração ao Dia da Consciência Negra
Equipe do Tudo é Jazz em Itabirito
A direção-geral e curadoria do Festival é de Rud Carvalho e a direção artística fica por conta do estilista Ronaldo Fraga, que assina a identidade visual do festival e as cenografias da exposição e dos palcos.
O Tudo é Jazz é apresentado pela Gerdau, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio da Prefeitura de Itabirito, realização da Associação Livre de Cultura (ALCE), produção da New View e Governo de Minas Gerais.
Programação
- Exposição “Nina Soares e Elza Simone”
Data: 14 de novembro à 20 de novembro de 2023
Local: Centro Cultural Francisco Xavier
- Shows
Dia 17 de novembro de 2023 (sexta feira)
19h: Ezkiel e banda
20h30: Nath Rodrigues
22h: Tássia Reis – Tributo a Alcione
Local: Praça do Centenário
Dia 18 de novembro de 2023 (sábado)
17h: Cortejo: Unidos da Boa Viagem
Local: pelas ruas da cidade, saindo da Praça da Estação
19h: Mambojazz
20h: Happy Feet e Thais Moreira – Tributo a Nina Simone
21h30: Alma Thomas
Local: Praça do Centenário
Dia 19 de novembro de 2023 (sábado)
14h: Cortejo: Barroco Jazz + Encontro de Congados
Local: pelas ruas da cidade, saindo da Praça da Estação
15h: Alexandre Araújo
16h: Afro Jazz
Local: Praça do Centenário
Artistas no Festival
- Ezkiel e banda;
- Nath Rodrigues;
- Cortejo Jazz Band;
- Tássia Reis;
- Unidos da Boa Viagem;
- Mambojazz;
- Alma Thomas;
- Happy Feet e Thais Moreira;
- Barroco Jazz + Encontro de Congados;
- Alexandre Araújo;
- Afrojazz.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Tudo é Jazz retorna a Itabirito com programação musical e exposição em homenagem a Elza Soares… […]