A beleza da arte que pulsa nas veias de Tunico dos Telhados instiga a todos que já se depararam com suas pinturas. Um dia, alguém disse: “Tunico está para os telhados de Ouro Preto como Milton Nascimento está para a música de Minas”. A fala busca fazer um paralelo entre o encanto arrebatador da maior voz da música brasileira, e o deslumbramento que os traços únicos do pintor de Ouro Preto. Hoje, depois de tanto encantar, Tunico precisa de uma ajuda. O artista, que nos últimos meses enfrenta uma dura realidade causada por um AVC, lançou uma vaquinha para custear o tratamento.
Antônio Marcos de Paula é Ouro-pretano das unhas aos traços. Nascido no bairro de Antônio Dias no ano de 1952, ele é um autodidata, que foi estudar arte em São Paulo e voltou para retratar sua amada cidade através dos telhados. Com isso, o nome artístico virou sobrenome e desde 1968 ele realiza diversas exposições , com apresentações na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Palácio das Artes e em Ouro Preto na FAOP, no GLTA, na Galeria da Fiemg.
No dia 30 de janeiro ele sofreu um segundo Acidente Vascular Cerebral (AVC), fato que o deixou bastante debilitado. Mas, quem ama os quadros e tem apreço pela arte singular de Tunico, pode ajudar nos cuidados com ele.
Leia também:
- Com uma das mais famosas celebrações da Semana Santa, Ouro Preto espera receber 30 mil turistas
- Confira o número de vagas nas ruas com estacionamento rotativo em Ouro Preto
Os custos associados ao tratamento médico são elevados, e a família de Tunico está lançando essa vaquinha online como uma forma de buscar apoio financeiro.Para contribuir com a campanha, Tunico disponibilizou informações para doações via PIX e transferência bancária, tornando fácil para os apoiadores participarem e ajudarem o artista a enfrentar os desafios financeiros decorrentes de sua condição de saúde.
Detalhes para contribuição: PIX:
- Celular: 31988262237
- Titular: Antônio Marcos de Paula
- Banco: Caixa
TRANSFERÊNCIA:
- Titular: Antônio Marcos de Paula
- Agência: 0136
- Conta: 0007754919444-4
- Conta: Caixa/Poupança
Contribuir para esta campanha significa não apenas ajudar Tunico dos Telhados em sua jornada de recuperação, mas também preservar a riqueza cultural que ele trouxe para Ouro Preto ao longo de décadas. A arte única de Tunico, como a música de Minas, continua a pulsar, e a solidariedade da comunidade é fundamental para manter viva essa expressão singular.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.