Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e das renomadas instituições americanas, Columbia College Chicago e Loyola University Chicago, reuniram-se para discutir uma possível parceria no campo da produção cinematográfica e ações de apoio social. O encontro, ocorrido na terça-feira (6), teve como objetivo explorar oportunidades de colaboração entre as universidades.
Leia mais: Catadores de recicláveis podem receber auxílio financeiro em Ouro Preto
A Loyola University Chicago, conhecida por sua missão de transmitir valores sociais e de apoio ao próximo, apresentou suas atividades direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre elas, destacou-se o projeto “Stateville Speaks”, no qual alunos trabalham com detentos e suas famílias, auxiliando-os no processo de reinserção social. A UFOP, por sua vez, trouxe à tona sua parceria com o jornal “A Sirene”, que aborda questões relacionadas à mineração justa e crimes socioambientais.
A reunião contou com a presença da reitora da Escola de Comunicação da Loyola University Chicago, Elizabeth Coffman, reconhecida cineasta com vasta experiência na produção de documentários e conteúdos audiovisuais envolvendo conflitos históricos e questões sociais ao redor do mundo. Coffman destacou a importância do compromisso cívico dos alunos em apoiar causas sociais e utilizar o conhecimento em jornalismo e ciências ambientais para ajudar aqueles que necessitam.
Vanderlice Sol, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFOP, ressaltou que o encontro proporcionou uma oportunidade de trocas interculturais e a construção de novos saberes. Ela enfatizou que a UFOP apoia iniciativas de cooperação internacional, especialmente por meio do Cine Vila Rica, um espaço dedicado à arte, cultura e educação, por isso a parceria com a Universidade de Chicago pode ser benéfica.
Leia mais: Ginasta de Ouro Preto ganha três medalhas no Campeonato Brasileiro de Trampolim
A possível parceria entre as instituições promete trazer benefícios mútuos, combinando conhecimentos e experiências para impulsionar a produção cinematográfica e promover ações de apoio social. Essa colaboração intercontinental tem o potencial de gerar impactos significativos na vida das comunidades envolvidas, proporcionando uma plataforma para contar histórias, criar mudanças sociais e promover o engajamento cívico.
Informações: Cassiano Lucas
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.