O vereador Matheus Pacheco (PV) apresentou a necessidade de criação de uma comissão permanente na Câmara de Ouro Preto para discutir saneamento e a Saneouro. Em entrevista à Rádio Real, o parlamentar discutiu a repactuação com a Saneouro e caminhos para encontrar uma solução para a questão na cidade.
A nova comissão proposta por Pacheco se chamaria Comissão Permanente de Saneamento Básico, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ele menciona a importância dessa comissão como um espaço adequado para o debate de questões relacionadas ao saneamento básico, meio ambiente e sustentabilidade no município.
“Nos preocupa muito a questão do saneamento no nosso município, como a falta de esgoto tratado e água totalmente tratada, além da questão do descarte do lixo e dos resíduos sólidos. Precisamos pensar no meio ambiente e na sustentabilidade. Como vereador do Partido Verde, não poderia deixar de fazer essa proposição aqui na Câmara. As comissões permanentes têm um importante papel na construção de políticas públicas, incluindo a fiscalização, que é uma das nossas maiores atribuições. Para mudar o regimento interno da câmara, eu preciso das assinaturas de outros colegas. Já conseguimos essas assinaturas e agora o projeto começa a tramitar aqui na casa. Se for aprovado, teremos então uma comissão permanente, não mais uma comissão especial, para debater todos os assuntos que envolvem a questão do meio ambiente, do saneamento básico e da sustentabilidade”, disse Pacheco à Real.
O vereador também discute a questão do plebiscito como uma possível solução para a situação em questão, mas ressalta a importância de abordá-lo com responsabilidade e transparência. Ele destaca que é fundamental trabalhar em conjunto com o Poder Executivo e a população para buscar soluções efetivas.
Por conta disso, a coletiva de imprensa do último dia 23 de maio, que anunciou a renegociação da prefeitura de Ouro Preto com a Saneouro, foi citada pelo parlamentar. Ele observa que a resposta do prefeito Angelo Oswaldo foi muito clara, e agora os vereadores e toda a sociedade precisam buscar caminhos para sanar os problemas. O vereador menciona uma coletiva de imprensa realizada pelo prefeito, na qual foi discutida a renegociação com uma empresa e a redução da tarifa de água. Ele ressalta que a Câmara não participou desse processo de negociação e expressa sua postura de buscar a saída da empresa, mas também reconhece a necessidade de compreender as decisões tomadas.
“Eu não vou fazer é um papel aqui na câmera de é tentar enganar as pessoas ou passar uma impressão que o plebiscito resolve porque veja só vamos fazer o plebiscito fez o plebiscito no outro dia a Saneouro vai estar aqui sim ou não? Aí a gente tem que né rever os nossos posicionamentos aqui e buscar o que é melhor pra nossa cidade de Ouro Preto. Nós não participamos desse processo, a câmara não foi ouvida. A gente não está nesse processo de de negociação, mas nós estamos trabalhando o tempo todo pela saída da empresa, mas a gente precisa entender o prefeito chamou chamou a base aliada aqui na Câmara, Nós tivemos como Prefeito, e foi a decisão que ele tomou”, revelou Matheus.
Leia mais: Mostra de profissões da UFOP acontece no próximo sábado (17); confira a programação
No geral, o vereador Mateus Pacheco destaca a importância da criação de uma comissão específica para lidar com questões de saneamento básico, meio ambiente e sustentabilidade, ressaltando a necessidade de fiscalização, participação popular e busca por soluções efetivas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Vereador quer comissão para discutir Saneouro na Câmara de Ouro Preto […]
[…] Leia mais: Vereador quer comissão para discutir Saneouro na Câmara de Ouro Preto […]