Durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada nesta quinta-feira (23), os vereadores Wanderley Kuruzu e Matheus Pacheco fizeram duras críticas ao governador Romeu Zema. O debate ocorreu durante a apresentação de uma representação ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), solicitando melhorias urgentes na rodovia MG-129, onde três acidentes ocorreram nas últimas semanas.
A situação precária da rodovia MG-129, especialmente no trecho entre Mariana e o distrito de Antônio Pereira, motivou a apresentação da Representação 27/2025 pelo vereador Wemerson Titão. Durante a discussão, parlamentares destacaram o abandono da região pelo governo estadual, reforçando o apelo por intervenções imediatas.
Leia também:
- Provedor comenta Wi-Fi gratuito e investimentos na Santa Casa
- Santa Casa de Ouro Preto terá serviço de cardiologia
O vereador Wanderley Kuruzu classificou a atuação de Zema como “descaso com a região” e questionou a postura do governador em diversas frentes. “O Zema fez esse estrago nas contas públicas do Estado, posando de bom gestor, mas, na verdade, é um dos maiores enganadores. Nós somos simples, mas não somos bobos”, afirmou.
Kuruzu também criticou a ausência de Zema durante o anúncio, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de obras de recuperação da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. Segundo o vereador, a falta de diálogo e colaboração prejudica Minas Gerais. “É lamentável termos um governador que não tem estatura política para ocupar o cargo. Ele insiste em uma guerra com o governo federal que só traz prejuízos para o estado”, completou.
O vereador Matheus Pacheco corroborou as críticas, ressaltando a dificuldade em obter respostas efetivas para a MG-129. “Estivemos no DER-MG e a resposta foi que não há contrato para as obras. Pediram que a prefeitura tampe os buracos por conta própria. Isso é inadmissível”, declarou.
Pacheco apontou que a região dos Inconfidentes está “apagada do mapa” para o governo de Zema. “Nada chega aqui. Conversando com outros prefeitos, vi que o problema é geral, não apenas em Ouro Preto”, desabafou.
O parlamentar também relatou que o diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares, prometeu o início de obras definitivas em abril, mas questionou a seriedade do compromisso. “Espero que não seja uma promessa de primeiro de abril, porque estamos cansados de ser enganados”, ironizou, destacando os transtornos sofridos pela população, como acidentes e danos materiais.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
[…] Vereadores criticam Zema por gestão da MG-129 […]
[…] Vereadores criticam Zema por gestão da MG-129 […]
[…] Vereadores criticam Zema por gestão da MG-129 […]
[…] Vereadores criticam Zema por gestão da MG-129 […]