Em Itabirito, a Secretaria de Política Urbana e Habitação, concluiu a primeira etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos. O documento, elaborado em parceria com o Instituto de Pesquisa, Gestão e Tecnologia (Intec), estabelece o plano de trabalho das ações para mapeamento e mitigação de riscos no município.
Nesta etapa, foram realizados o planejamento das atividades e a análise preliminar das áreas suscetíveis a riscos geológicos e hidrológicos, além do levantamento dos dados fornecidos por órgãos públicos, registros de inspeções e encontros participativos com o Comitê Gestor e lideranças comunitárias locais.
Leia também:
Previsto na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio da Lei Federal nº 12.608/2012, o Plano Municipal busca subsidiar a definição de medidas preventivas para evitar ou minimizar desastres naturais, proporcionando maior segurança à população.
A próxima oficina comunitária para elaboração do Plano Municipal ocorrerá no dia 30 de agosto, no Salão dos Ferroviários, no Complexo Turístico da Estação. As etapas se estenderão até 2026, com aprofundamento de diagnósticos, definição de medidas corretivas e realização de oficinas técnicas e comunitárias.
Clique AQUI e saiba mais sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] 1ª etapa do Plano de Redução de Riscos de Itabirito é concluída […]