O rompimento de um dique da Vale no distrito de Pires, na divisa entre os municípios de Ouro Preto e Congonhas, provocou uma inundação de lama na madrugada deste domingo (25/01) e atingiu estruturas operacionais da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo informações de moradores da região e de funcionários da empresa, a água chegou a aproximadamente 1,5 metro de altura e invadiu o escritório, três oficinas e o almoxarifado da companhia. Com o avanço da lama, a captação de água na região foi interrompida e as operações precisaram ser paralisadas.…
Dia: 25 de janeiro de 2026
Mais de 220 mm em quatro dias: a chuva que colocou Mariana em alerta
O município de Mariana está em estado de alerta após registrar volumes de chuva elevados nos últimos quatro dias, com acumulados que ultrapassam 220 milímetros em alguns distritos e bairros. Somente no sábado (24), foram registrados 85 milímetros em 24 horas na sede do município, segundo dados da Defesa Civil. Os maiores volumes foram registrados em Santa Rita de Cássia, com 223 milímetros em 96 horas, Cachoeira do Brumado, com 182,3 milímetros, Morro Santana, com 198,5 milímetros, Santa Rita Durão, com 172 milímetros, Mainart, com 156 milímetros, e Águas Claras,…
Chuvas intensas geram desabamentos em Congonhas
As fortes chuvas registradas na tarde deste sábado, 24 de janeiro, atingiram diversos pontos desabamentos em Congonhas e mobilizaram equipes da Prefeitura, que seguem monitorando a situação em todo o município. Foram registradas pequenas ocorrências. Entre elas, o desprendimento de uma pedra em um barranco na Rua Hematita, na região da Matriz, situação que já foi resolvida com a retirada do material do local. Também houve o desabamento de um muro de uma residência na Vila São Vicente. O imóvel fica próximo ao Rio Maranhão, e a ocorrência foi acompanhada…
Após alagamentos, Mariana segue em alerta neste domingo
Após os alagamentos registrados na tarde e noite de sábado (24), o município de Mariana permanece em estado de alerta neste domingo (25) devido à previsão de novas chuvas intensas. A Defesa Civil e as equipes da Prefeitura seguem mobilizadas em diferentes pontos da cidade e dos distritos, monitorando áreas de risco e prestando apoio às famílias afetadas. A forte chuva que atingiu o município provocou o transbordamento do Ribeirão do Carmo, alagamentos em ruas da região central, veículos invadidos pela água e pessoas ilhadas. Até a última atualização, não…
