210 anos da morte de Aleijadinho, o Patrono das Artes no Brasil

210 anos da morte de Aleijadinho, o Patrono das Artes no Brasil

Neste dia 18 de novembro, é marcado pelo aniversário de 210 anos da morte de Antônio Franscisco Lisboa, o Aleijadinho. Nascido em Ouro Preto em 29 de agosto de 1738, o escultor é considerado um dos maiores artistas da história do Brasil, sendo considerado por Lei Federal, o Patrono da Arte no país.

Para celebrar a data em grande estilo, a Semana do Aleijadinho, promovida pela paróquia Nossa Senhora da Conceição, se encerra com a apresentação de uma estátua em homenagem ao homem cuja a criação construiu o imaginário barroco na Região dos Inconfidentes.

A história de Aleijadinho

210 anos da morte de Aleijadinho, o Patrono das Artes no Brasil
O interior da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Foto: Ane Souz.

Aleijadinho enfrentou desafios imensos em sua vida, incluindo uma grave doença que lhe causou deformidades físicas, mas que nunca impediu sua genialidade. Suas criações transcenderam limites e se tornaram ícones do barroco mundial. Obras como as esculturas de pedra-sabão em Congonhas e os entalhes em madeira nas igrejas de Ouro Preto são testemunhos de sua habilidade única.

Leia também:

A Semana do Aleijadinho em Ouro Preto

As comemorações do dia 18 de novembro culminam em uma série de eventos marcantes:

  • 12h: Toque de sinos em homenagem a Aleijadinho, relembrando sua relevância histórica e espiritual.
  • 19h: Santa Missa Solene de Requiem, no Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, em tributo ao artista. A celebração será presidida por Dom Edmar José da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, com a participação do Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira e membros do Museu Aleijadinho.
  • Após a missa: Inauguração de uma estátua de Aleijadinho, criada pelo escultor marianense Elias Layon, celebrando o homem que eternizou o barroco brasileiro com obras como os Profetas de Congonhas e o conjunto arquitetônico das igrejas mineiras.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment