Ouro Preto sediará entre os dias 19 e 21 de abril de 2024 a XXVII Festa Cultural da Goiaba, que acontece no Distrito de São Bartolomeu, com vasta programação gratuita e valorização da produção artesanal de um dos doces mais famosos de Minas Gerais.
A tradicional festa popular, acontece há 31 anos no bucólico e sossegado Distrito de São Bartolomeu, a cerca de 50 minutos da sede do município, conhecido como um “Doce pedaço de Ouro Preto”, devido à produção artesanal da famosa goiabada cascão e outros doces mineiros.
Para Pia Chaves, vice-presidente da ADAF (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu), a Festa da Goiaba é uma comemoração da colheita e um espaço para comercialização da produção, colaborando com a sustentabilidade de mais de 20 pequenos negócios familiares. E ainda destaca: “acima de tudo é onde reafirmamos nossa cultura doceira e deixamos o registro de nosso trabalho para as gerações futuras”.
A programação, totalmente gratuita, inclui feitura do doce ao vivo, apresentação da memória dos “Doces em Versos”, exposição cultural, teatro, oficinas de gastronomia adulto e infantil com a temática da goiaba, shows com grupos e bandas regionais, além da tradicional feira onde são comercializados doces, molhos, geleias, licores, vinho de jabuticaba, cosméticos naturais, artesanatos locais, quitandas e muito mais.
Ao longo do evento, também serão dispostas barracas de comidas típicas tais como o tradicional pastel de feira, o famoso pastel de angu mineiro, caldos e o tradicional Tropeiro da ADAF, vendido para também arrecadar fundos para a associação dos doceiros. “A edição deste ano será muito especial, pois comemoramos comemorando 16 anos do registro da Arte Doceira como Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto, no livro se Registro de Saberes e Cultura”, declara Pia.
Leia também:
- Ouro Preto recebe Capital Inicial, Paula Toller e Humberto Gessinger em junho
- Mariana será palco da 12ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos
Aqueles que desejam curtir a Festa Cultural da Goiaba com mais tranquilidade e ainda aproveitar para conhecer as belezas naturais do local, devem se apressar, pois as opções de hospedagem no Distrito e nas imediações tendem a se esgotar rapidamente, devido à alta procura de frequentadores assíduos. Pousadas, casas de aluguel e camping são as opções disponíveis em São Bartolomeu. Os distritos de Glaura, Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Leite são os mais próximos e oferecem maiores possibilidades de hospedagem.
A programação completa será divulgada em breve pelo Festival.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.