Com expectativa de trazer 60 mil visitantes, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado (01)

Com expectativa de 60 mil turistas, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado (01)

“A vocação de Ouro Preto é a cultura”, foi assim que o prefeito da cidade, Angelo Oswaldo (PV), anunciou o Festival de Inverno de Ouro Preto de 2023. Em uma coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (30), no Museu da Vale, em Belo Horizonte, o chefe do executivo da cidade apresentou o conceito que norteia o evento que espera trazer para a Cidade Patrimônio cerca de 60 mil turistas. A frase-chave deste ano é “A minha cidade é criativa”, e do dia 1 ao 30 de julho, diversas atrações estarão espalhadas por todo o centro histórico do município.
Leia mais: Ouro Preto: Museu da Inconfidência recebe quase 30 mil visitas por mês

O anúncio do Festival de Inverno de Ouro Preto foi feito pelo prefeito ao lado do chefe de gabinete Zaqueu Astoni e o secretário adjunto de Cultura, Flávio Malta. Além deles, esteve presente também a Vale, representada pelo diretor do Instituto Cultural, Wagner Tameirão.

OURO PRETO COMO CIDADE CULTURAL

O prefeito menciona que a pandemia afetou diretamente a vida cultural no Brasil e em todo o mundo. Ele destaca que o festival representa um grande retorno cultural e é importante para a cidade de Ouro Preto. O prefeito ressalta o esforço conjunto da Prefeitura, produtores culturais, agentes culturais locais.

“Nós já enfrentamos muitas interrupções e dificuldades nos anos anteriores, e a pandemia afetou diretamente a vida cultural brasileira e a vida nacional. Todos nós sofremos com o impacto global da pandemia, e este festival representa um grande retorno. Ele é importante para toda a cidade, e a Prefeitura Municipal, juntamente com os produtores e agentes da ação cultural em Ouro Preto, nos distritos e também com a Universidade Federal de Ouro Preto, está realizando um festival de duas semanas. São tantas as produções culturais de Ouro Preto que tivemos que integrá-las em um grande festival”, disse o prefeito.

IMPACTOS ECONOMICOS E LEGADO

Por conta de todo esse foco em desenvolver a cultura, a cidade, que já recebe muitos turistas, deve receber ainda mais com o evento. Com isso, a economia de Ouro Preto recebe uma injeção de dinheiro que é muito importante para o desenvolvimento econômico do município. Por isso, o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni, airmou que “o turismo é uma resposta dos investimentos culturais”.

Ao todo, contando o investimento de todos os apoiadores, o Festival de Inverno de Ouro Preto deve receber um investimento de quase R$ 2 milhões de reais. A prefeitura participa com um pouco mais de 400 mil, sendo todo o restante da verba vindo de outros lugares.

O diretor cultural da Vale, Wagner Temeirão observa que A participação da empresa como patrocinadora destaca o seu compromisso com a cultura local e reforça a importância do festival como um elemento significativo no calendário cultural da cidade.

Leia mais: Vereador Vander Leitoa apresenta representação sobre transporte público em Antônio Pereira; SEINFRA afirma não haver reclamações

O festival provoca essa transformação cultural regional e incrementa na economia da cultura, além de promover a proximidade que a empresa cria com o seu território, com a população e seu entorno.” A participação da população em eventos culturais, não apenas nos grandes shows, mas também nas demais atividades da programação, como mesas de livro, bate-papo, oficinas, palestras e o Festival de Inverno de Ouro Preto, é de grande importância. A programação do festival está focada em diversos segmentos, o que certamente irá atrair a identificação do público com alguma atividade cultural e motivá-lo a prestigiar o festival“, disse Wagner ao Galilé.

UFOP E PREFEITURA: SEPARADOS, PORÉM JUNTOS

Durante o evento, Angelo Oswaldo trouxe um panorama histórico do Festival de Inverno, explicando que o evento possui mais de 60 anos de história. As últimas edições foram realizadas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), contudo, em 2023 será diferente.

A UFOP seguirá com o seu evento próprio, com programação mais dentro da universidade, a partir do dia 8 de julho. Porém, também será parte da programação deste grande evento chamado “Festival de Inverno 2023”. Angelo ao justificar, afirma que o evento da Prefeitura busca trazer o Festival para fora dos muros da universidade, ocupando de fato a cidade.

“O festival da UFOP Trata-se de um festival mais interno, concentrado em oficinas, atividades acadêmicas e cursos voltados para os estudantes e aqueles ligados à vida universitária. Nós estamos fora dos muros e a universidade está dentro dos muros. A UFOP está oferecendo esses cursos muito importantes, o que garante uma tradição do Festival de Inverno com essa parte acadêmica que recentemente não tinha sido realizada. Dessa forma, o festival ganha ainda mais força, tanto com uma programação intensa para o grande público nas ruas da cidade, como também com uma programação densa dentro das salas e espaços acadêmicos da UFOP”, disse Angelo.

TRIUNFO EUCARÍSITICO: 290 ANOS DA MAIOR CELEBRAÇÃO DO BARROCO

No dia 22 de julho haverá uma grande rememoração do barroco, na capital do barroco brasileiro. O prefeito destaca que a procissão ocorreu originalmente em maio de 1733, quando o Santíssimo Sacramento foi transferido da Igreja do Rosário para a recém-reinaugurada Matriz do Pilar. Angelo ressalta que a reconstituição do Triunfo Eucarístico não se limita ao aspecto religioso, mas tem uma significância cultural. Embora a dimensão da fé esteja presente, o evento também é considerado um exemplo importante da cultura e da história da região.

“No dia 22, um sábado à tarde, vamos reconstituir, 290 anos depois, a Procissão Triunfal do translado do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a Matriz do Pilar, que estava sendo reinaugurada naquele momento, ocorrido em maio de 1733. Agora, em julho, após 290 anos, estamos reconstituindo o Triunfo Eucarístico, não apenas no sentido religioso, mas principalmente no âmbito cultural. É claro que possui uma dimensão de fé, mas é também um exemplo cultural e histórico que busca recriar o que foi essa procissão. Considerado um dos maiores eventos barrocos produzidos no Brasil durante o período colonial, estamos reconstituindo esse cortejo em 1993, quando completava 260 anos, e novamente em 2000 e 2011, quando celebrei o meu mandato como prefeito dos 300 anos de Vila Rica”, disse Angelo.

A festa, que mesclava elementos religiosos e profanos, destacava-se pela ostentação, com trajes adornados com pedras preciosas, alegorias, efeitos visuais e sonoros, danças, músicas, teatro, jogos públicos e uma profusão de luzes e cores. A decoração das casas e das ruas também era exuberante, com arcos de ouro e diamantes, altares, flores e perfumes.

A festividade buscava exaltar o sucesso da atividade mineradora, a riqueza do ouro e a euforia da sociedade. Era como se o ouro estivesse ao alcance de todos, criando a ilusão de uma sociedade igualitária e próspera, apesar das desigualdades existentes.

PROGRAMAÇÃO DESTE FINAL DE SEMANA

1 DE JULHO (SÁBADO)

  • 16:00: Cortejo de Abertura “Cidade das Artes” – Largo de Coimbra
  • 17:20: Show Vira Saia – Igreja do Rosário
  • 20:00: Show Negritude Silvia Gomes e Diovane – Casa de Cultura Negra
  • 20:00: Nascimento de uma banda que toca Milton, Corporação Musical Bom Jesus das Flores – Largo de Coimbra
  • 21:30: EQUIPE ROCK – Praça Tiradentes
  • 22:30: Show Nação Zumbi

2 DE JULHO (DOMINGO)

  • 10:00-19:00: Corredor Cultural/Feira de saberes e sabores de Ouro Preto – Rua São José até Rua Getúlio Vargas
  • 12:00: Show Banda Afrojá – Morro São Sebastião
  • 13:00: Apresentação Tempero do Forró – Rua São José até Rua Getúlio Vargas
  • 14:00: Apresentação: Astrogildo e seu carrinho / Palhaço Lumbriga – Rua São José até Rua Getúlio Vargas
  • 15:00: Apresentação: O palhaço está Solto – Rua São José até Rua Getúlio Vargas
  • 16:00: Poesia: Tardes Inconfidentes / Teatro: Literatura para dançar – Rua São José até Rua Getúlio Vargas
  • 18:00: Banda Abadah

Certifique-se de verificar o local de cada evento para garantir que não haja conflito de horários e planeje sua participação de acordo com suas preferências e disponibilidade. Aproveite o festival!

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

4 Thoughts to “Com expectativa de trazer 60 mil visitantes, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado (01)”

  1. […] Com expectativa de trazer 60 mil visitantes, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado… […]

  2. […] Com expectativa de trazer 60 mil visitantes, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado… […]

  3. […] Leia mais: Com expectativa de trazer 60 mil visitantes, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado … […]

  4. […] Leia mais: Com expectativa de trazer 60 mil visitantes, Festival de Inverno de Ouro Preto começa este sábado … […]

Leave a Comment