Depois do êxito do “II Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios”, realizado em maio deste ano, Ouro Preto, em julho, se tornará palco de um novo festival temático promovido pela ESAO, o “I Festival Arte & Movimento”, que acontece de 19 a 30 de julho com patrocínio da Supermix Concreto S/A e Somix Concreto Ltda.
O “I Festival Arte & Movimento”, assim como todos os festivais da Escola Saramenha, tem como modelo os antigos Festivais de Inverno de Ouro Preto, pois sustenta o foco na formação artística dos participantes, além de proporcionar também uma programação de alto nível aberta ao público.
Durante doze dias, aos alunos participantes, serão oferecidas atividades de capacitação ministradas por especialistas que atuam em diferentes áreas das Artes Plásticas e da Dança.
A programação conta com “Oficina de Pintura de Azulejos”, com Marcos Meira e Rachel Samara; “Pintura & Símbolos – A Pintura Rupestre”, com Manuel Dantas Suassuna; “Oficina de Cerâmica”, com Erli Fantini, e “Oficina de Pintura em Cerâmica”, com Beth Cavalcanti.
Na área da Dança, Míriam Pederneiras, diretora do Corpo Cidadão, coordena as atividades ministradas pelo ex-bailarino do Grupo Corpo, Bambam, e por Sílvia Maia, que atuou na Companhia de Dança do Palácio das Artes. Nessas oficinas, os alunos trabalharão peças do “Ballet do Amor Brasileiro”, um espetáculo composto por Pas de deux com músicas brasileiras que têm o amor como tema. Durante as oficinas, os alunos vão preparar uma adaptação desse espetáculo produzido por Paulo Rogério Lage, diretor da ESAO (e de seus festivais), um trabalho realizado pela primeira vez em 2019, em parceria com Míriam, e que foi apresentado nos palcos de várias cidades mineiras, incluindo Ouro Preto, Cataguases e Belo Horizonte, na época, com patrocínio do Grupo Energisa.
Leia também: Esbanjando saúde, gratidão e luta, Tony Tornado é homenageado em Ouro Preto
A música terá seu momento com o violonista Marcel Powell, que é filho do compositor Baden Powell. Ele, que é considerado, assim como seu pai, um conceituado virtuoso do violão, executará um recital com repertório de músicas do projeto MPB – Música de Protesto Brasileiro, outro espetáculo concebido por Paulo Rogério a ser lançado nacionalmente em setembro, no “I Festival de Violão da ESAO”.
No sábado, 22 de julho, o “Arte & Movimento” homenageará uma das mais emblemáticas personalidades do cenário artístico mineiro: Júlio Varella, o precursor da produção cultural de qualidade em Minas Gerais. Julinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos, faleceu em 2021 e completaria agora, em 2023, noventa anos de idade. Varella sempre esteve à frente das mais importantes iniciativas culturais da UFMG, incluindo o tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto, idealizado por Vinícius de Morais, evento que Julinho produziu desde sua primeira edição, em 1967, e permaneceu na coordenação por 27 anos.
Segundo Paulo Rogério, “a homenagem a este pioneiro da produção artística mineira será em uma ação especial, a única externa aos espaços da Escola Saramenha”, e acontecerá às 10 horas no Largo do Rosário, no centro histórico de Ouro Preto. Em oficina conduzida pelo artista plástico José Alberto Nemer, os alunos vão recriar um dos momentos mais significativos de todos os antigos festivais: a aula dada por Nemer, com seus alunos “desenhando” com barbantes as silhuetas dos casarões de um dos mais fotografados conjuntos arquitetônicos do Brasil, o Largo do Rosário de Ouro Preto. A homenagem idealizada por Paulo Rogério contará, na abertura, com a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, e de Juventino Dias Neto, CEO da Somix e Supermix, patrocinadoras dos Festivais Saramenha 2023.
Todas as demais atividades previstas na programação do “I Festival Arte & Movimento”, todas acontecem na sede da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, um complexo com ampla estrutura envolvido por uma belíssima área verde, situado no Km 85 da Rodovia dos Inconfidentes (BR 356), em Santo Amaro do Botafogo, a 10 km da Praça Tiradentes, Ouro Preto, MG.
Na programação de encerramento do “I Festival Arte & Movimento”, no sábado, 29/07, às 17h30, haverá uma aula-espetáculo dos alunos, com trechos do “Ballet do Amor Brasileiro”, seguida pela apresentação do violonista Marcel Powell.
E no domingo, 30 de julho, às 11 horas, será realizada a oficina conclusiva do “I Festival Arte & Movimento” e, na ocasião, será lançada oficialmente a programação do “I Festival de Violão da ESAO”, programado para o mês de setembro.
O “I Festival Arte & Movimento” conta com patrocínio da Supermix Concreto S/A e Somix Concreto Ltda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/MinC/Governo Federal (Pronac 205093).
LEIA TAMBÉM:
- Nação Zumbi anuncia show em Ouro Preto em julho
- Ex-prefeito e secretário de Governo de Mariana são condenados; veja as declarações
Como participar das oficinas da Escola Saramenha de Artes e Ofícios de Ouro Preto
Toda a programação prevista no “I Festival Arte & Movimento” é gratuita e aberta a todos os públicos. Para participar das oficinas, não é necessário ter experiência nas áreas, e as inscrições poderão ser feitas até mesmo nas próprias oficinas, nos dias e horários indicados na “Programação dos Cursos”, que será publicada em breve, mas as inscrições prévias no site saramenhaarteseoficios.com.br terão preferência em caso de excesso de participantes.
Programação do Festival de Arte e Movimento em Ouro Preto
Todas as atividades serão realizadas na sede da Escola Saramenha Artes e Ofícios (Rodovia dos Inconfidentes – BR 356 – Km 85, Santo Amaro do Botafogo, Ouro Preto, MG), exceto a homenagem aos antigos Festivais de Inverno, na saudosa figura de Júlio Varella seu principal produtor, evento que acontecerá no dia 22/07, sábado, a partir de 10 h no Largo do Rosário em Ouro Preto.
Inscrições para as oficinas (site): saramenhaarteseoficios.com.br
19/07, Quarta-feira – 10h00 às 17h00
Pintura & Símbolos – A Pintura Rupestre com Manuel Dantas Suassuna
Pintura em Cerâmica, com Beth Cavalcanti
20/07, Quinta-feira – 10h00 às 17h00
Pintura & Símbolos – A Pintura Rupestre, com Manuel Dantas Suassuna
Pintura em Cerâmica, com Beth Cavalcanti
21/07, Sexta-feira – 10h00 às 17h00
Pintura & Símbolos – A Pintura Rupestre com Manuel Dantas Suassuna
22/07, Sábado – 10h00 às 14h00
Homenagem do Festival ESAO a Júlio Varella
10h00 – Abertura Oficial com Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito de Ouro Preto
Programação conduzida pelo artista plástico José Alberto Nemer
Local: Solar do Rosário (Largo do Rosário de Ouro Preto)
25/07, Terça-feira – 10h00 às 17h00
Aulas de Dança – Ballet do Amor Brasileiro com Silvia Maia e Bambam
Cerâmica, com Erli Fantini
26/07, Quarta-feira – 10h00 às 17h00
Aulas de Dança – Ballet do Amor Brasileiro com Silvia Maia e Bambam
Cerâmica, com Erli Fantini
27/07, Quinta-feira – 10h00 às 17h00
Aulas de Dança – Ballet do Amor Brasileiro com Sílvia Maia e Bambam
Pintura de Azulejos – com Marcos Meira e Raquel Samara
28/07, Sexta-feira – 10h00 às 17h00
Aulas de Dança – Ballet do Amor Brasileiro com Silvia Maia e Bambam
Pintura de Azulejos – com Marcos Meira e Raquel Samara
29/07, Sábado – 10h00 às 17h00
Aulas de Dança – Ballet do Amor Brasileiro com Silvia Maia e Bambam
17h30 – Apresentação dos alunos com trechos do Ballet do Amor Brasileiro
18h30 – Recital de Violão com Marcel Powell
30/07, Domingo – Encerramento – 11h00 às 13h00
11h00 – Apresentação dos alunos com trechos do Ballet do Amor Brasileiro
Victor Stutz é jornalista e escritor, nasceu em Belo Horizonte e mora em Ouro Preto-MG. Tem dez livros publicados. É autor de “O Fantasma da Máscara”, texto teatral que recebeu a “Menção Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil e 5 indicações para o prêmio Coca-Cola Femsa de Teatro.