Acontece hoje, a partir das 18h, no anexo do Museu da Inconfidência a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Redução de Risco de Ouro Preto (PMRR). Através de um estudo do acompanhamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgado em janeiro pelo O Tempo deste ano, mais de 300 pontos no município que demandam cuidados durante o período chuvoso.
Leia também: Cartazes anunciando venda de escrava em Ouro Preto ganham repercussão nacional
A iniciativa do PMRR, fruto de uma colaboração entre o Ministério de Desenvolvimento Regional e as universidades federais de Viçosa (UFV) e Ouro Preto (UFOP), visa aprimorar a gestão dos riscos provenientes de desastres naturais na região. A Prefeitura de Ouro Preto também auxilia nas discussões desde o início.
Desde outubro de 2020, um trabalho interdisciplinar vem sendo conduzido com o objetivo de analisar e enfrentar os riscos representados por deslizamentos, enxurradas e inundações, buscando evitar a criação de novas áreas de risco e reduzir as já existentes. O plano, apresentado na última sexta-feira (12), fundamenta-se na Lei 12.608/12, que determina que União, Estados, Distrito Federal e Municípios adotem medidas para a diminuição dos riscos de desastres.
Leia também: Agendamento para emissão de RG em Ouro Preto passará a ser semanal
O financiamento dessa iniciativa é realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, que repassa recursos para a UFV, responsável por montar uma equipe, em parceria com uma fundação de apoio, para executar os trabalhos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Cidade com mais áreas de risco do país, Ouro Preto discute hoje plano de redução […]