A Prefeitura de Ouro Preto realizou a entrega da obra de restauro e instalação do Centro Cultural de Antônio Pereira no último sábado (25). O Centro tem como objetivo a celebração e preservação da identidade do distrito. Agora, restaurado, ele agirá como um equipamento cultural preparado para atender as demandas atuais da comunidade.
Foi realizada uma transformação abrangente, que trouxe melhorias estruturais em todas as áreas, desde o reforço integral da estrutura física até a construção de novos espaços e salas. A intervenção incluiu aprimoramento da parte elétrica e hidráulica, substituição completa do telhado e restauração estética. A acessibilidade também foi priorizada durante o processo de renovação.
Nós, agora, reformamos e restauramos a casa em todos os seus detalhes, toda a estrutura de pau a pique, fizemos uma casa tradicional de Antônio Pereira para acolher a comunidade e termos aqui uma casa que é a carteira de identidade de Antônio Pereira. Aqui, nós conhecemos tudo sobre a história do Pereira e temos espaços abertos para oficinas, ateliês, exposições, cursos, tudo aquilo que vem dinamizar a vida cultural de Antônio Pereira, especialmente, agregando valor aos trabalhos da nossa juventude”
o prefeito Angelo Oswaldo comenta.
Leia também:
- Acontece hoje o Fórum Municipal para o Desenvolvimento Mineral; prefeito Angelo Oswaldo se reúne com representantes de cidades mineradoras
- Já é carnaval! Prefeitura de Ouro Preto começa o cadastramento de blocos e escolas de samba
Restauro e instalação do Centro Cultural de Antônio Pereira
A reforma preservou características históricas que remontam o passado da região. Um exemplo marcante desse esforço foi a preservação das paredes de pau a pique, uma técnica de construção tradicional que combina bambus, madeira e barro, utilizada há muitos anos em várias regiões do Brasil. No lugar de demolir essas paredes, a restauração concentrou-se em revitalizá-las, mantendo-as fiéis à sua forma original. Com isso, o espaço foi modernizado, tornando-se mais adaptável e multifuncional para atividades culturais.
O Centro Cultural apresenta vários espaços para enriquecer a experiência dos visitantes, desde o Memorial até a Sala Dona Dunga, projetada para atividades lúdicas e pedagógicas, além de um auditório versátil para exibições cinematográficas, peças teatrais, reuniões e palestras, e cada área foi planejada para oferecer entretenimento e aprendizagem.
Impactos da obra
É uma ocasião especial para a comunidade de Antônio Pereira, para mim também, que sempre esperei muito para ver esses espaços aqui em Antônio Pereira, por ser morador daqui e por ter um carinho enorme por esse lugar. A gente via que aqui estava numa situação triste, de abandono mesmo e agora a nossa maior missão é ocupar, não deixar mais que esse lugar seja abandonado. É isso, o mais difícil já foi”
Artista Bruno Miné.
Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, na recepção, as pessoas encontrarão um espaço dedicado à exposição de produções locais, oferecendo um panorama autêntico da criatividade e da cultura regional. Este ambiente também será um ponto de informações para os visitantes, promovendo a venda de produtos locais e, em breve, abrigará um Centro de Atenção ao Turista (CAT), oferecendo suporte especializado para os turistas que exploram a região.
Hoje nós estamos resgatando a nossa história, isso aqui é o nosso DNA […]. Isso é um marco na nossa história, é um marco para Antônio Pereira”
Vereador Vander Leitoa.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a entrega do Centro Cultural representa a inauguração de um espaço renovado e a preservação e promoção da cultura local. O evento marca o retorno à comunidade de um espaço revitalizado, um centro para a expressão artística, cultural e educacional que inspira criatividade, diálogo e conexões.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Prefeitura entrega obra de restauro e instalação do Centro Cultural de Antônio Pereira […]