A Prefeitura de Ouro Preto investiu e readaptou o Centro de Controle Operacional onde está instalada uma Central de Videomonitoramento. Hoje se tem um sistema que configura entre os mais modernos do mundo, o que permite mais segurança e proteção para as pessoas, para o patrimônio e ainda contribui para uma ação de integração entre as forças de segurança do município. A tecnologia, considerada de ponta, monitora em tempo real, dia e noite, toda a movimentação que ocorre na cidade e em seus distritos. Na Central, sob a vigilância atenta da Guarda Municipal, estão instaladas 36 câmeras de vídeos. Além de observar todo o movimento que se passa no centro histórico e região, há três pontos também de monitoramento em Cachoeira do Campo. A meta do prefeito Angelo Oswaldo é levar a tecnologia para todos os distritos e para as repartições públicas.
O subcomandante da Guarda Edson Lino de Paula esclareceu que as câmeras são capazes de fazer leituras de placas e localizar veículos roubados ou furtados, otimizando o trabalho da Guarda Municipal e possibilitando a prisão do infrator em flagrante. Numa cidade como Ouro Preto, essa tecnologia é essencial não só na proteção do patrimônio e da segurança das pessoas, mas também na promoção da mobilidade no trânsito”, acrescentou o subcomandante Lino. “E, em caso de acidentes ou congestionamento, por exemplo, a tecnologia contribui para o desempenho ágil das funções da Guarda, bem como torna mais rápido o deslocamento de outras forças de segurança e das equipes de socorro, contribuindo inclusive para salvar vidas, ter instrumento de prova do crime e na preservação da Ordem Pública”, acrescenta o subcomandante.
Leia também:
- Chuvas fortes causam transbordamento de córrego e ruas ficam alagadas em Itabirito
- Inscrições abertas para concurso da PMMG com salário inicial de R$ 4.360,83 e quase 3 mil vagas
Videomonitoramento tem apoio da população
O trabalho da Central de Monitoramento traz resultados positivos. A tecnologia representa resposta clara para esclarecimentos de muitos crimes. O secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, disse que sempre recebe agradecimentos das pessoas vítimas de criminosos elogiando o trabalho da Guarda e da Central de Videomonitoramento. O mais recente crime foi de um furto de uma moto no final do ano passado. O motociclista, cuja identidade será preservada por segurança, enviou a seguinte mensagem ao secretário: “Olá Juscelino! Passando para agradecer a você e a toda corporação. Graças a filmagem de monitoramento, conseguimos identificar a placa dos indivíduos e posteriormente encontrar minha moto”.
A Guarda Municipal passa 24 horas observando os pontos estratégicos para a segurança do município e, assim, oferecer mais proteção, explicou Juscelino. “Os Agentes da Guarda Municipal, após verificarem alguma situação que precisa de intervenção, se detectada a ocorrência, essa é despachada pelo Centro de Comunicação da Guarda Municipal que rapidamente aciona as equipes operacionais”, esclareceu o secretário. Que acrescentou ainda “se for necessário, o acionamento de outros órgãos, como a Fiscalização de Postura, Ourotran, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros é feito imediatamente”.
Juscelino lembrou também que, no último ano, foi realizada, com sucesso, a Operação Carnaval Seguro, que monitorou todo o centro histórico de Ouro Preto. “Também tivemos esse cercamento digital em torno de Ouro Preto, verificando placas de veículos furtados, roubados e extraviados. A meta é fazer o monitoramento de câmeras também em escolas, hospitais, postos de saúde, entre outras repartições de grande fluxo de pessoas.
Texto: Názia Pereira | PMOP
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
[…] Ouro Preto tem Central de Videomonitoramento para proteção do patrimônio e da população […]
[…] Ouro Preto tem Central de Videomonitoramento para proteção do patrimônio e da população […]