Kaio Jorge no Cruzeiro; como chega o ‘Menino da Vila’ que não brilhou na Europa

O Cruzeiro anunciou na noite de ontem a contração por cinco temporadas de Kaio Jorge, jovem jogador de 22 anos. O atleta, que desde 2021 pertence à Juventus, foi comprado pela Raposa por  cerca de 4,5 milhões de euros (R$ 25,7 milhões), com variáveis adicionais que podem chegar a 2 milhões de euros (R$ 11,3 milhões). Mas como chega o atacante que foi revelado no Santos e que não emplacou na Europa?

O DESPONTAR NO SANTOS E A IDA À EUROPA

Kaio teve grande destaque na temporada em que o Santos foi finalista da Libertadores contra o Palmeiras, em 2020. Naquele ano, conseguiu se colocar entre os principais talentos jovens do mundo, despertando assim a atenção de vários gigantes do velho continente. Afinal de contas, ele disputou 84 jogos pelo Peixe, marcou 17 gols, sendo seis desses tentos anotados na Copa Libertadores.

Leia também:

Mesmo sem ser campeão, a capacidade do jovem de ler espaços e fazer gols o fez ser um dos principais nomes daquela campanha, ao lado de Marinho e Soteldo. Ele teve, por exemplo, uma atuação destacada nas quartas de final da competição continental contra o Grêmio, marcando duas vezes na goleada por 4 a 1.

Por isso, a Juventus investiu três milhões de euros- aproximadamente 18 milhões de reais- no atleta que despontava. Mas, o futebol europeu é de um nível muito competitivo, e o Menino da Vila não teve espaço.

Pela Vecchia Signora, foram apenas 11 jogos em duas temporadas, sem gols marcados. Além do desempenho não ser satisfatório, o centroavante brasileiro ainda teve o azar de chegar na Juve em um dos momentos mais conturbados dos últimos anos, com perda de pontos e mudanças de treinador.

Com isso, veio o empréstimo para Frosinone Calcio. Com sua nova equipe, conseguiu enfim marcar. Foram três gols em 22 jogos, além de uma assistência. Contudo, não conseguiu evitar o rebaixamento do time. Nesse sentido, ele chega ao Cruzeiro com uma grande interrogação: mesmo sendo jovem, o jogador pode impactar positiva e diretamente na temporada do Azul de Minas?

KAIO JORGE: O RENASCIMENTO DA CARREIRA PASSA POR BRILHAR NO CRUZEIRO

Kaio Jorge no Cruzeiro; como o jovem jogador pode ajudar?
Kaio não marcou nenhuma vez com a camisa da Juventus. Foto: Juventus

Sem entender a conjuntura atual do Cruzeiro, fica impossível analisar a contratação de Kaio Jorge. Desde o ano passado, a equipe encontra problemas para achar um camisa 9. Sendo o pior ataque da Série A 2023, o time chegou para 2024 com a contratação do artilheiro argentino Dinenno. Este, também não deu respostas muito definitivas. E, recentemente, se lesionou gravemente em um treino.

Atualmente, o time busca improvisar, colocando, por exemplo, o ponta Rafa Silva como referência. Rafael Elias também não é uma resposta muito convincente, o que motiva a contratação de Kaio.

E bem, para buscar um brilho novamente na carreira, a ida à Belo Horizonte é uma oportunidade ótima para o atacante.

Mas como ele pode impactar?

Em um primeiro momento, o torcedor do Cruzeiro pode até torcer o nariz para a contratação. Contudo, é muito difícil encontrar no mercado um atacante de 22 anos, ainda com margem para evolução. Por ser um a posição que define resultados e gera gols, os preços se tornam impraticáveis.

E vale destacar que Kaio Jorge tem características extremamente interessantes. Com 1,82, ele é alto, mas não tem como característica ficar parado. No Santos, ele se destacava por ser um jogador de chegada, rápido e com boa movimentação.

Kaio Jorge no Cruzeiro; como o jovem jogador pode ajudar?
No Frosinone, fez três gols. Fotos: Frosinone

Com o alto nível do futebol de Matheus Pereira, ter um centroavante associativo liderando o ataque, pode ser um aditivo no jogo praticado pelo time de Seabra.

E assim como vários jogadores que não rendem na Europa, Kaio Jorge precisa dar uma resposta, sendo esta a sua chance de recuperar o nível e até retornar para o velho continente. Ademais, não foi só o Cruzeiro que olhou com bons olhos a contratação. Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Grêmio já tentaram trazer o centroavante antes.

Alexandre Mattos e Pedrinho BH demonstram força no mercado e buscam respostas imediatas para as deficiências do elenco da Raposa. Kaio pode não ser uma unanimidade, mas a sua decisão de vir para Minas Gerais promete ser um ponto de mudança na sua breve carreira.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment