Minas Gerais é o estado com mais LGBT+ vítimas de agressões do Brasil

Minas Gerais é o estado que registrou mais agressões à LGBT+ no Brasil

O Fórum da Segurança Pública do Brasil revelou que Minas Gerais lidera o ranking de vítimas LGBT+ de lesões corporais dolosas, as agressões intencionais. O dado, que está disponível no anuário, revela que tanto no ano de 2022, quanto no ano de 2023 o estado apresentou o maior número de ocorrências neste sentido.

No primeiro ano do recorte, os números foram maiores. Em 2022, foram registrados 615 casos pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais. Já em 2023, o número foi ligeiramente menor, com 596 casos. No ano passado, Minas Gerais esteve à frente do segundo estado, Pernambuco, por apenas 10 casos, pois Pernambuco registrou 586 ocorrências de lesões dolosas a membros da comunidade LGBT+ em 2022 e 586 em 2023.

Leia também:

Em termos de homicídio doloso, o estado está entre os três que mais registraram, com 32 casos. Apenas o Maranhão (44) e o Ceará (34) registraram mais mortes de LGBTQIAPN+. Minas Gerais também figura no top 3 de estados com mais estupros dessa população. Em 2023, foram 40 casos, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (57) e Pernambuco (50).

CRA LGBT+ em Minas Gerais: rede de apoio para vítimas de agressões

Minas Gerais é o estado que registrou mais agressões à LGBT+ no Brasil
Essa semana tem Parada LGBT+ em Ouro Preto. Foto: Ane Souz

Em busca de criar um ambiente de referência em acolhimento LGBT+, as cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto inauguraram Centros de Referência e Acolhimento focados em assistir essa população. Estes centros oferecem apoio psicológico, jurídico e social, buscando reduzir a vulnerabilidade e promover a inclusão e segurança da comunidade LGBTQIAPN+.

O CRLGBT de BH está localizado na Rua Curitiba, 481, e também é possível entrar em contato pelos telefones (31) 3277-4128/4227/6908 e (31) 98872-2131, além do e-mail crlgbtbh@pbh.gov.br.

Já em Ouro Preto, o horário de funcionamento do CRA LGBT+ é de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira, das 8h às 16h. O e-mail é cralgbt@ouropreto.mg.gov.br e o telefone e Whatsapp é (31) 98502-2886. Ele está localizado na rua Barão de Rio Branco, nº 82, bairro Antônio Dias.


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Minas Gerais é o estado com mais LGBT+ vítimas de agressões do Brasil”

  1. […] Minas Gerais é o estado com mais LGBT+ vítimas de agressões do Brasil […]

Leave a Comment